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6 erros para não cometer na sua estratégia de marketing digital

No Marketing Digital, existem diversas estratégias que, quando usadas corretamente, geram excelentes retornos, a exemplo do remarketing.

Portanto, cometer alguns erros pode interferir bastante nos resultados das ações digitais do seu negócio e se você quer evitar isso, é necessário tomar alguns cuidados. 

Pensando nisso, a Borda Comunicação resolveu listar 6 erros comuns que você deve evitar ao máximo nas suas estratégias de marketing digital. Siga a leitura e veja se você já cometeu alguns deles!


1- Falta de planejamento 


O planejamento é essencial para que seja realizada uma administração eficiente na empresa. Esse ponto é um dos principais para um resultado positivo, refletindo no sucesso das suas vendas.

Algumas das estratégias que são ponto-chave para o pleno planejamento das suas ações, são: 

Objetivos - Saber exatamente o que você quer e para quem você pretende oferecer os seus produtos ou serviços, é fundamental. Escolha uma linguagem, um estilo e uma identidade antes de partir para a prática. Traçar objetivos faz toda a diferença e mantém a organização e assertividade ao longo de todo o processo. 

Metas - Onde você quer chegar com essa estratégia? O que você pretende fazer com os resultados que irá obter? Defina metas.

Métricas - Ao longo do processo, analise os resultados que têm conseguido e compare-os. Diversas ferramentas de marketing digital podem te oferecer possibilidades de mensurar se as suas estratégias estão alcançando os objetivos que você traçou lá no início. Mude o percurso, se assim for necessário!

Persona - Defina o perfil de cliente ideal. Saiba quem é o seu público-alvo. A persona caracteriza-se por oferecer informações valiosas sobre quem faz o perfil da sua marca. E isso vai muito além da geografia, idade ou sexo: estamos falando de saber quais são as principais dores dessas pessoas. O que elas mais precisam? De que os seus produtos ou serviços podem mudar vidas?

Planejamento de mídia - Com os objetivos e metas devidamente traçados, planeje qual conteúdo você pretende distribuir. Essa etapa jamais deve ser realizada no aleatório: qual o conteúdo ideal para o seu público-alvo? Técnicas de escrita, de escolha de imagens e definição dos canais de distribuição devem ser escolhidas com muito cuidado e conhecimento. Para isso, conte com uma equipe especializada em marketing digital. 

O planejamento deve ser praticado por todos os que fazem parte da empresa. Sem isso, torna-se inviável seguir adiante e partir para as próximas etapas, como veremos a seguir. 


2- Não monitorar resultados


Monitorar os resultados é uma prática que precisa fazer parte do contexto de toda empresa. Se você quer diminuir o número de erros nas estratégias digitais e deseja praticidade, sem dúvidas essa ação é o que falta. 

Esse monitoramento é praticado para atender a: 

  • Resultados do tráfego no site;
  • Métrica das redes sociais e das Landing Pages;
  • Analisar e acompanhar os resultados das campanhas patrocinadas (Instagram e Facebook Ads, Google Ads, etc). 

Assim, é possível acompanhar detalhadamente quais estratégias utilizadas pelo seu time de marketing estão funcionando plenamente e quais precisam ser aprimoradas. 


3- Conteúdo que não entrega valor 


Elaborar e definir conteúdos não é uma tarefa fácil. Um dos grandes erros está na escolha de uma temática que não atrai o público-alvo, tornando o conteúdo cansativo e sem nenhuma relevância.

Para não cometer esse equívoco, é necessário ter conhecimento sobre o que o seu público tem interesse. É possível ter essa noção através do monitoramento. A partir disso, selecione temas que fazem parte do cotidiano da sua audiência e que dialoguem com os produtos e serviços da sua empresa. Humanize o seu negócio, esclareça as dúvidas mais comuns das pessoas, entregue o “além-venda”. Lembre-se que nem tudo é só sobre vender, mas também sobre fortalecer a sua marca através do engajamento e da relevância.


4- Não fazer uma análise da concorrência 


Analisar a concorrência é fundamental para o sucesso do seu produto. A empresa que se destaca no mercado não é exatamente aquela que oferece o inédito, mas sim a que sabe agregar valor ao próprio produto. Sua loja pode vender os produtos que outras cem do mesmo bairro vende, o diferencial sempre vai estar na forma como você oferece a sua mercadoria. Aquele ditado, “quem não dá assistência, perde para a concorrência”, nunca fez tanto sentido como nessa situação. Estudar os pontos que a concorrência não atribui pode ser um diferencial e tanto. 


5- Ignorar que o Marketing Digital não é estático 


Não estar por dentro das novidades do universo digital é um erro grotesco que dificulta bastante o andamento do seu negócio. O mundo está se atualizando todos os dias e, com isso, surgem mais estratégias que podem facilitar as suas vendas. 

Esse é um dos motivos que torna-se fundamental contar com profissionais experientes na área do marketing. Acompanhar as novidades, decorrentes da Era Digital, é importante não só para quem é da área, mas também para quem optou por empreender. 


6- Não unir o tráfego orgânico ao pago 


A diferença entre os dois, resumidamente, é que no tráfego orgânico as pessoas vão ser atraídas ao seu serviço através do seu conteúdo. Já no pago, como o próprio nome diz, é através de anúncios e campanhas, trazendo resultados mais rápidos para a empresa. Porém, o que muita gente não sabe é que, nas duas opções, a qualidade do material/conteúdo entregue é de extrema relevância. 

O erro de algumas empresas é insistir em apenas uma das estratégias que, muita das vezes, é a orgânica, o que acaba dificultando o avanço da empresa. O ideal é unir ambos, agregando resultados espontâneos e induzidos (pagos e não pagos).


Conclusão 


Atualmente, uma gama de estratégias digitais podem ser absorvidas pelo seu negócio. Porém, se elas não forem escolhidas da maneira correta, adaptada à sua necessidade no momento, os prejuízos serão inevitáveis.

Não há nada melhor do que ser assertivo com as decisões na sua empresa, não é? Os erros são muito comuns quando não há profissionais adequados para identificar o melhor caminho a ser seguido.

Se você gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre como não errar nas estratégias digitais do seu negócio, entre em contato conosco, podemos te ajudar!


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