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O que é Automação de Marketing

Automação de Marketing é a prática de utilizar softwares e ferramentas para otimizar as ações e procedimentos no ambiente do marketing digital de uma empresa. Essa estratégia resolve problemas de gestão de tempo, facilita o atendimento e melhora a produtividade. Tudo isso sem a necessidade de terceirizar o trabalho. 

No mundo atual, a automação de marketing se tornou um instrumento indispensável para quem quer avanços no negócio. Segundo dados do estudo “The Ultimate Marketing Automation stats”, da Emailmonday, mais de 50% das empresas já utilizam automação de marketing. 


Como é utilizada? 


Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a utilidade dessa ferramenta estratégica não é apenas agendamento de postagem ou seguir pessoas nas redes sociais - embora ambas ações façam parte da automação e sejam ações não indicadas. Existem muitas outras funcionalidades que permitem entender as interações do cliente de maneira próspera. 

O Marketing cuida de todo o processo de possível cliente até a conversão em venda. Com as ferramentas de automação é possível ter acesso a dados de em tempo real que permitem programar as melhores trajetórias de compra para cada diferente perfil de cliente. 

É possível disparar e-mails para diferentes perfis da clientela, seja para quem entrou em contato no último mês ou para quem compra ativamente. Nas redes sociais dá para realizar campanhas com um direcionamento especial, ativar cupons, fazer tratamento especial, entregar código de desconto e muito mais. 

São inúmeras possibilidades de fazer um bom marketing digital através da automação. Ajudando a gerar engajamento e atrair clientes. 


Benefícios


O papel da automação é potencializar o trabalho, melhorando a relação entre o público-alvo e a empresa, aumentando assim as vendas. Por isso, por causarem grandes impactos positivos na empresa, seus benefícios são muitos. Podemos citar alguns, como:

Aumento do Retorno sobre o Investimento (ROI)

Com ações de marketing mais efetivas e geradas para o público certo, o ROI tende a ser maior. 

Reduz custos 

Essa redução vai desde a redução de intervenção humana nas ações que a automação realiza, até os custos que são reduzidos devido a minimização dos erros. 

Torna a coleta de dados mais eficiente

Com um profissional sabendo usar as melhores ferramentas de automação, a coleta de dados dos usuários se torna mais assertiva, já que é direcionada para cada tipo de perfil. 

Minimiza erros

Como dito anteriormente, os erros passam a diminuir, as pessoas começam a trabalhar com um foco, sem repetir atividades ou sobrecarregar. 

Personaliza e segmenta as ações de marketing 

Os leads podem ser segmentados levando em conta muitos critérios, e isso é possível graças a automação de marketing. Assim, é mais fácil focar nos desejos da persona.

 

Conclusão 


A estratégia de Automação depende muito do mercado e da maturidade da sua empresa. Afinal, se você investe em marketing digital, inbound marketing e redes sociais, já deve ter encontrado dificuldades para gerar leads e fazer a gestão de todos eles, não é? Porém, quando a estratégia é certeira e os potenciais clientes passam a surgir, gerir esses contatos é questão de sobrevivência.

Quanto mais você aumenta sua lista de clientes e leads, mais trabalho sua empresa terá. Além disso, sem a ajuda de uma plataforma de automação de marketing, você pode acabar perdendo oportunidades de vendas que surgem quando você menos espera.

Você quer ter ou ampliar sua experiência com a automação de marketing? Entre em contato conosco, podemos te ajudar! 

Se esse conteúdo te ajudou, entenda mais do universo digital conferindo as Tendências do marketing digital que vão bombar em 2022. 

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