Como criar um post de sucesso no Instagram?
B O R D A

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Como criar um post de sucesso no Instagram?

Quantas vezes você já quebrou a cabeça pensando em um post incrível para bombar no Instagram? Em muitas situações, você até dá uma caprichada, pensa nas melhores legendas, imagens e melhores horários para liberar o post, mas, muitas vezes, até esses cuidados básicos parecem não funcionar.

Bom, você não é a única pessoa que carrega esse “fardo.” Isso porque, segundo uma pesquisa feita no início de 2021 pela companhia Statista, cerca de 99 milhões de brasileiros usam o instagram diariamente. Com tantas pessoas online ao mesmo tempo, qual empresa não quer aproveitar a oportunidade para mostrar os seus produtos ou serviços, não é?

Inicialmente, o Instagram foi criado com o intuito de apenas compartilhar fotos do dia a dia das pessoas, como imagens das refeições, registros na praia, viagens especiais nas férias, etc. Ao longo dos anos, a rede social foi se aprimorando, adicionando novas funcionalidades (como os stories), possibilitando outros formatos de imagens e inúmeras outras opções para os usuários. 

Com tantas opções na palma da nossa mão, claro que o Instagram se tornaria também uma ferramenta de trabalho e, por isso, conta com diversos recursos que permitem uma maior expansão de conteúdo: IGTV, Reels, lives, entre outros. 

Porém, você não precisa (e nem deve) fazer uso dessa imensidão de funcionalidades. Algumas delas com certeza farão mais sentido para o seu negócio, mas isso você só irá descobrir experimentando e analisando os resultados. Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem te ajudar a escolher as melhores opções para aplicar no Instagram do seu negócio. Mas, lembre-se: um profissional especialista em marketing digital poderá fazer uso dessas funções de forma muito mais assertiva. Segue na leitura!


Aposte em um bom visual 


Quem passa pelo seu feed enxerga, de imediato, o visual do seu post (cores, tipografia, informações em destaque). Prefira, no máximo, três cores no design do post, e em torno de 2 a 3 estilos de fontes diferentes. A primeira impressão do seu post precisa ser atraente (e é a que fica!). Todos esses pontos precisam ser desenvolvidos a partir de uma identidade visual. Ainda não tem a sua? Um especialista em desenvolvimento de marcas pode te ajudar.


Atente-se a uma boa escrita


Se credibilidade é tudo, é impossível passar uma boa impressão quando o texto está repleto de erros de português, né? Te garanto, muita gente já deixou de contratar os serviços de uma empresa porque as informações estavam embaralhadas, sem sentido e repletas de erro. A primeira impressão sempre fica, e fica muito!

Na legenda, seja o mais sucinto possível, a plataforma tem um limite de 220 caracteres, mas a partir de 110/115 caracteres o Instagram oculta seu texto com “[ver mais].” A essa altura, poucas pessoas estarão dispostas a ler o conteúdo completo. 

Muita gente subestima o uso das hashtags sem nem imaginar o quanto elas contribuem com o sucesso do seu post. Ao utilizar as tags mais comentadas e que dialogam bem com o seu conteúdo, seu post chegará a mais pessoas. É uma espécie de “rastreio” orgânico, entende?

Assim, o post com mais interações fica na pesquisa principal daquela hashtag. Sua limitação de uso é de até 30, mas a recomendação é utilizar bem menos, só as principais tags (no máximo sete hashtags estratégicas). 


Mas, afinal: O que postar e COMO postar? 


Para cada conteúdo há sempre um formato mais indicado. 


Vídeo de até 1 minuto: Inicie o vídeo com uma frase que desperte e atraia quem está rolando o feed, assim, as pessoas vão sentir interesse em continuar assistindo o seu vídeo. Faça um conteúdo menor (mais curto, mas com todas as informações necessárias para passar a mensagem desejada), seja criativo e se comunique de maneira simples e clara.

Reels: Super utilizado no Instagram, o poder de alcance do reels é muito significativo e chega a quem nem te segue ou acessa sua área de conteúdo. A função é bastante utilizada para danças, dicas, jogos, informações e muito mais. 


  • Utilizar as músicas mais tocadas é um dos recursos que ajuda a gerar mais visualizações no seu reels; 
  • Produzir reels mais vezes também tem uma grande importância para o alcance do seu conteúdo.  
  • Dá para produzir materiais mais simples. Os vídeos mais profissionais, estilo os institucionais, prefira postar diretamente no feed.


Post no feed: Você pode escolher entre carrossel ou imagem única, o segundo é indicado quando se trata de um conteúdo mais simples e de rápida absorção. Já o carrossel se encaixa em posts com mais interação e curiosidades, que tenha um fluxo de leitura maior e precise ser mais dinâmico/atrativo.

Dicas e tutoriais também são ótimos posts para engajamento, afinal, quem não gostaria de aprender algo novo? Esse tipo de conteúdo gera um diferencial competitivo para o seu negócio e torna o seu perfil do Instagram um ambiente seguro, onde as pessoas possam se sentir bem. 

Induza os seguidores a salvar, comentar e compartilhar o post, essas ações ajudam a definir o algoritmo do Instagram de cada perfil, tornando o seu conteúdo relevante e fazendo com que ele seja visto por mais pessoas. Assim, até quem ainda não conhece o seu perfil, chegará até ele e pode ficar por lá mesmo logo de cara, sendo um novo (a) seguidor (a).


Conclusão


Produzir um conteúdo de sucesso depende de várias frentes indispensáveis e fundamentais para que se atinja o que se espera. Uma delas (que a gente sempre fala por aqui) é conhecer, de fato, o seu público-alvo. Afinal, o que ele mais gosta de ver? Isso define qual tipo de conteúdo você deve entregar. Estar atento à linguagem, às imagens, termos, escrita, cores, entre vários outros detalhes que definem a sua identidade visual e modo de comunicar-se com os usuários das redes sociais, é extremamente importante. Agregar, entender que, ali, estão seres pensantes, críticos, de várias etnias e realidades sociais, é humanizar o seu conteúdo e compreender que sim, a venda é importante, mas ela só acontece quando a sua marca absorve as principais dores e queixas dos consumidores em questão, produzindo um conteúdo que seja interessante para a sua audiência.

Se você quer ajuda para compartilhar conteúdos cada vez melhores e fortalecer a sua marca na internet, fale conosco. Será um prazer te ajudar!

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