B O R D A

Carregando...

O que é persona e como definir para sua empresa

Quem a sua marca quer alcançar? Para quem ela produz conteúdos? Com quem ela pretende se comunicar? Qual o perfil desse público? Onde vive? O que come? O que escuta? O que costuma ler?

Para ser mais assertivo, o marketing de uma empresa precisa identificar a persona - um personagem semifictício que representa os clientes da empresa, criado com base em dados reais sobre esse público. A criação da persona ajuda a definir vários pontos, como a melhor linguagem a ser utilizada, qual rede social mais se enquadra e quais estratégias devem ser operadas na sua empresa. Esse “personagem” oferece um detalhamento profundo, possibilitando campanhas mais direcionadas, para quem realmente vai interagir ou consumir seus produtos/serviços.

O conceito de persona é bastante confundido com o de público-alvo, porém, é necessário entender as diferenças entre um e o outro. Enquanto público-alvo levanta informações mais gerais sobre os clientes e possíveis clientes da empresa, a persona oferece um detalhamento e um aprofundamento muito maiores, tornando muito mais fácil às equipes de marketing e vendas identificar a melhor abordagem para cada campanha.


Por isso, atente-se às particularidades de cada conceito:


Público alvo: Não é um personagem específico, é um grupo de possíveis clientes e os dados são amplos e gerais, como idade, lozalização, sexo e classe social. É o primeiro a ser criado, identifica o rumo inicial dos clientes da empresa. 

Persona: É um personagem fictício criado para retratar um cliente que define o consumidor ideal para a sua empresa, compreendendo sonhos, desafios, hobbies e muito mais. É necessário criar primeiro um público-alvo para, assim, identificar sua persona. 

As chances de alguém consumir um produto são maiores quando a pessoa sente que aquilo foi criado especificamente para ela, se identificando com a linguagem e direcionamento dos conteúdos. 


Para criar a persona do seu negócio, é preciso identificar, principalmente, os seguintes pontos: 


  • Nome
  • Idade
  • Ocupação profissional
  • Grau de escolaridade
  • Quais os maiores desafios 
  • Os objetivos
  • Como essa persona se informa
  • Qual conteúdo consome
  • Qual as redes sociais utilizadas 


Após responder estes questionamentos, um esboço da sua persona estará criado, mas deve ir se aprimorando com o passar do tempo. A partir daí, a persona ajudará a definir qual a melhor maneira de se comunicar, assim como entender o melhor canal para atuação da sua empresa nas redes sociais. Realizar os problemas da sua persona é ideal para atrair e possibilitar uma melhor comunicação. 

A melhor maneira de conseguir informações tão específicas do seu público é interagindo, enviando e-mail marketing com questionários, criando campanhas específicas e oferecendo conteúdos exclusivos como forma de estímulo, assim como criar enquetes no Instagram e observar o perfil dos grupos que interagem. 


Conclusão 


É para a persona, então, que as estratégias serão criadas.

A criação de uma persona tem ajudado bastante as empresas no planejamento de estratégias de Marketing Digital mais certeiras, alinhadas ao perfil, aos interesses e à jornada dos clientes. O objetivo é criar um perfil que sintetize as principais características dos clientes para que a marca consiga criar estratégias alinhadas ao seu público e capazes de atender suas demandas, compreendendo exatamente quais são os clientes em potencial, pois, assim, há uma maior probabilidade de interação com a marca e, consequentemente, aumento das vendas.

Se você gostou deste material, converse conosco. Podemos te ajudar a ter uma comunicação mais assertiva! 


Compartilhar:

Precisando de ajuda no digital?

SOLICITAR ORÇAMENTO FALAR COM ESPECIALISTA

Soluções em Destaque

Eficiência para a sua urgência de resultados.

Vídeo Marketing

Aumente suas taxas de conversão através do vídeo marketing.

Saiba Mais
Marketing de Conteúdo

Seja referência na sua área de atuação. Atraia visitantes e converta-os em clientes.

Saiba Mais
Landing Page

Impulsione o poder de conversão da sua marca com uma poderosa página de captura.

Saiba Mais

Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar, você aceita a nossa política de privacidade.