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Leads: o que são, como gerá-los e nutrí-los em 2022?

O lead é um fator extremamente importante para o crescimento de um negócio. Basicamente, trata-se de um potencial cliente que se interessa pelo produto ou serviço de uma empresa e, em seguida, existe uma relação de troca, quando o interessado(a) oferece dados e informações de contato em troca de alguma recompensa oferecida pela sua empresa, como ebooks, amostras grátis, cupons, etc.

A geração de leads é um fator extremamente importante para o crescimento de um negócio. Porém, realizar esse trabalho não é uma tarefa simples. É preciso conhecer o seu público-alvo e desenvolver as estratégias certas para atraí-lo de forma eficaz. Os próximos passos são tão fundamentais quanto: encantar e tornar o lead um cliente fiel, um comprador assíduo.

Para saber mais sobre o que é lead e como gerar qualificados no ano que se aproxima, continue a leitura que vamos te guiar. 


Lead x visitante 


Muitas pessoas se perguntam qual a diferença entre lead e visitante, já que o lead também parte de uma visita. É comum confundir os dois termos. Porém, existe uma grande diferença entre quem visita o site da sua empresa e quem faz uso do site. 

O visitante é qualquer pessoa que visita a página, sem nenhum interesse, ele chega ao site por diversos meios, seja pela pesquisa do google ou pelas redes sociais. Já o lead se diferencia por ser um usuário que tem interesse pelo seu conteúdo e serviço, a ponto de fornecer dados. 


Leads B2B x Leads B2C


O marketing divide os negócios em dois termos: o Business to Business (B2B) e o Business to Customer (B2C). 

Essas categorias são bastante comuns no mundo do comércio digital e descrevem situações simples. O B2B define o modelo de que as empresas vendem para outras empresas, sem envolvimento de pessoas físicas. O foco desse modelo é a venda e a geração de leads.

Já o modelo B2C, é basicamente as empresas vendendo para pessoas físicas. Nesse modelo as estratégias são focadas em criar campanhas de relacionamento e conversão em vendas.


Como gerar leads qualificados 


Mesmo que o público-alvo do B2B e B2C sejam diferentes, ainda assim os dois se correspondem em alguns aspectos com relação à geração de leads. 

Na venda para empresas, a decisão de compra envolve mais de uma empresa. Já na venda para pessoa física, essa decisão tende a ser mais individual. 

Entendido as diferenças entre esses dois segmentos, saiba agora como gerar leads qualificados:


Ofereça conteúdo para download 


O marketing de conteúdo é a base para a geração de leads no inbound marketing. 

Disponibilizar material para download é uma boa forma de aumentar o número de visitantes. 2021 foi ano de muito acesso de conteúdo informativo, tudo indica que em 2022 esse estilo prossiga. 

Primeiro você atrai visitantes com conteúdos relevantes e depois oferece os mais aprofundados. Em troca, os visitantes disponibilizarão dados. 


Calendário de nutrição 


Os seus conteúdos precisam ser criados publicados na época certa para atrair os futuros leads. Saber o timing certo é a tendência para conseguir novos leads. As pessoas estão consumindo conteúdos rápidos e timing certo. Por isso, se você quer acompanhar os usuários, os seus conteúdos precisam seguir esse nicho. 


Aposte no remarketing 


A estratégia direcionada para as pessoas que já tiveram contato com a sua empresa leva o nome de remarketing. 

Você pode conseguir bons leads utilizando essa estratégia, já que a opinião de outros consumidores é uma boa para alcançar os novos. Quem nunca foi procurar os resultados antes de contratar um serviço, não é? 


Verifique resultados 


Publicar um conteúdo não é a etapa final do trabalho. É preciso monitorar como o material está sendo recebido e, assim, garantir melhorias. É por isso que a gestão de leads é essencial para fazer sua empresa crescer.

O processo de transformar desconhecidos — que estão interessados no contexto da empresa — em conhecidos, através da produção de conteúdos e de artefatos que são considerados relevantes o suficiente, precisa ser realizado por um time de marketing preparado para oferecer sempre os melhores resultados e gerar leads qualificados para o seu negócio.

Se esse conteúdo ajudou você de alguma forma, não pare por aqui! Leia mais em nosso blog e entre em contato conosco, nossa equipe está pronta para somar com a sua empresa!


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