Como planejar um bom conteúdo para as redes sociais?
B O R D A

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Como planejar um bom conteúdo para as redes sociais?

Muitos acreditam que trabalhar com redes sociais é uma tarefa simples: basta fazer inúmeras divulgações dos produtos e serviços e está ótimo, é o suficiente para vender e conseguir engajamento do público. Mas, quem parte para a prática, sabe bem que não é por aí. Por serem plataformas abertas - e gratuitas - a concorrência para criar o melhor conteúdo possível é bastante acirrada. Além disso, com tantas ferramentas, canais, recursos e possibilidades, escolher a melhor opção para a estratégia e objetivo que se quer atingir, é outra etapa extremamente importante do processo como um todo.

Antes de tudo, para criar um bom conteúdo para as redes sociais do seu negócio, independente da sua área de atuação, é necessário iniciar todo o processo por um planejamento bem definido. Isso ajuda a evitar erros durante o percurso da estratégia e amenizar os impactos dos obstáculos que surgem no meio do processo. E para que esse planejamento possa ser colocado em prática de maneira funcional, é necessário ter uma estratégia de comunicação; ela é a base, o alicerce que vai interferir diretamente nos seus resultados, sendo os quatro principais:


  1. Aumento do tráfego web;
  2. Alcance de um maior número de pessoas;
  3. Consequente aumento das vendas;
  4. Fortalecimento da marca com autoridade na área de atuação.


O objetivo maior deve estar atrelado à estratégia organizacional, dialogando com o conteúdo da presença web como um todo, a exemplo do site. Isso significa que os usuários das redes sociais devem ser levados ao site, os anúncios geram mais alcance e o consequente surgimento de leads qualificados aumentam suas vendas.



Só que, como falamos acima, tudo começa com um planejamento de conteúdo bem elaborado e estratégico, com finalidades específicas, lançando mão de uma linguagem que envolva total conhecimento da mensagem que deseja ser passada e com assertividade sobre quem deve receber essas informações. Isso é conhecer o seu público-alvo, saber exatamente quem consome o seu produto ou, através de técnicas adequadas, descobrir quem são essas pessoas, retendo uma audiência que já existe e atraindo novos consumidores e/ou admiradores da sua marca. 

Mas, afinal, o que inserir nesse planejamento de conteúdo? É importante citar que esse tipo de documento deve conter o “calendário” do que será postado nas suas mídias sociais, mês a mês. Tema, texto da arte, sugestões visuais para o designer se inspirar, legendas e hashtags. São ideias colocadas no ‘papel’, mas com base em estudos e com intenções focadas e específicas. Quer lançar uma promoção? Pense em como o seu público gostaria de ser informado sobre isso, além de como as pessoas que não conhecem o seu negócio se sentiriam atraídas e estimuladas a realizar uma compra.

Quer falar sobre o assunto do momento e atrair audiência? Reflita sobre como esse tipo de conteúdo pode agregar resultados positivos à sua marca. Lembre-se: nas redes sociais de grandes empresas, reconhecidas a nível mundial, nada é postado por acaso, por mais que o conteúdo X pareça simples demais para o seu gosto. 



Com objetivos, metas e identificação de público-alvo, as chances dos bons frutos começarem a surgir aumentam consideravelmente. 


Sendo assim, as principais ações rumo à um conteúdo relevante e bom de verdade para as suas redes sociais, são:


  1. Identificação do público-alvo;
  2. Escolha das redes sociais onde as estratégias serão aplicadas;
  3. Estabelecer a frequência de publicações;
  4. Elaboração de cronograma;
  5. Realização de testes e monitoramento de cada ação;
  6. Análise e comparação dos resultados.


Nesse contexto, os principais objetivos que as grandes marcas almejam alcançar através das redes sociais, são:


  1. Gerar reconhecimento de marca;
  2. Vender mais produtos pela loja virtual;
  3. Aumentar a base de leads;
  4. Ensinar mais pessoas sobre seus serviços.


Por isso, pense que oferecer conteúdos de valor, ou seja, aqueles que resolvem a vida das pessoas de alguma maneira, é um enorme diferencial. Afinal, para ser o seu seguidor, o usuário precisa de um bom motivo para ficar ali, concorda?

É só fazer uma breve reflexão, agora como consumidor, não como empreendedor ou produtor de conteúdo web: Você costuma seguir perfis de empresas que só postam conteúdos institucionais, a “venda pela venda?” Dificilmente. Por mais que o conteúdo tenha a intenção de vender, ele precisa de um “algo a mais.” Uma dica, um propósito, um serviço… na internet, as pessoas querem ser servidas e não aceitam perder tempo!

Com os objetivos traçados e conteúdo pronto, outro passo fundamental é escolher quais são os indicadores de performance mais relevantes para o seu foco principal.

Exemplos de bons indicadores:


  1. Alcance do post (reconhecimento da marca);
  2. Cliques no link divulgado (tráfego para loja virtual);
  3. Cliques no link divulgado (conversões na landing page)
  4. Visualizações no vídeo (educação de mercado).


Coloque os conhecimentos em prática e não tenha medo de cometer erros, pois eles também são importantes ao longo do processo de monitoramento das suas estratégias, permitindo que você melhore cada vez mais o seu planejamento de conteúdo e alcance melhores resultados.



Contar com profissionais de marketing qualificados também é uma decisão importante em um momento tão decisivo para o fortalecimento da sua marca. 

Se você gostou desse conteúdo, aproveite e veja também como as estratégias do funil de vendas são fundamentais para atingir cada vez mais resultados rentáveis para o seu negócio.

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