Não consegue vender pelas redes sociais? Entenda o motivo!
B O R D A

Carregando...

Não consegue vender pelas redes sociais? Entenda o motivo!

Não é novidade para ninguém que a internet ampliou o alcance e hoje em dia é possível vender e comprar pela internet. Ou seja, o mercado de trabalho está conectado mais do que nunca. E um importante canal para fazer a sua empresa decolar nas vendas, são as redes sociais. Não importa se o seu negócio é loja física ou virtual, ter presenças em redes como Instagram, Facebook ou LinkedIn, muda tudo! 

O que acontece é que, muitas empresas acreditam que só criar um perfil em uma rede social é essencial para vender, o que acaba gerando muitas frustrações. Não basta apenas contar com o perfil da sua empresa no Instagram, por exemplo, e não alimentá-lo por meio de estratégias que façam sentido para os objetivos do seu negócio.

A seguir, mostraremos os motivos mais comuns pelos quais as empresas não conseguem vender utilizando as redes sociais.


1- Não definir persona 


Parece óbvio, mas também precisa ser dito. Definir uma persona para a sua empresa é primordial para o andamento do negócio. Um dos erros mais corriqueiros é não saber para qual público produzir e com quem você precisa se comunicar. Em uma definição de persona você representa muito mais que dados. De forma ampla, você cria uma história, fala sobre motivações, objetivos, desafios e preocupações. 

É sabendo exatamente quem são as pessoas que te escutam e interagem com o seu conteúdo que você saberá também em quais redes sociais a sua empresa deve estar presente. 


2- Não dominar a rede social ideal 


Existem várias redes sociais, como Twitter, Pinterest, Instagram, Facebook, Tiktok… E cada uma delas apresenta características e nichos diferentes. No momento atual, o Instagram é o canal mais utilizado para vendas, por possuir diversas ferramentas que ajudam o profissional a se organizar e criar conteúdos diversos, além de analisar métricas e comparar resultados.

Se o seu público-alvo utilizar mais de uma rede social, é importante estar presente de maneiras distintas, considerando as particularidades dos usuários de cara uma dessas ferramentas.


3- O perfil da sua empresa não ser profissional


É comum pensar que existe apenas um tipo de perfil: o pessoal. Até porque, inicialmente, as redes sociais foram criadas apenas para criar amizade e gerar vínculos pessoais. Mas, como sabemos, hoje em dia é bem diferente. E para atender melhor às necessidades de uma empresa, existe o perfil comercial. 

Este tipo de perfil possui uma gama de possibilidades para mensurar resultados, criar anúncios, posts patrocinados, filtrar mensagens e muito mais. No Instagram profissional, por exemplo, você consegue acessar informações que vão te ajudar a entender as demandas de conteúdo do seu público. Acesse dados como idade, gênero, localização e saiba quais posts estão tendo mais interações na sua página. 


4- Ter uma identidade visual fraca 


A identidade visual é a cara de uma empresa. O visual do seu negócio importa muito, porque ele pode transmitir informações valiosas sobre a maneira como o seu público enxerga a sua marca. Por isso, situações como não ter uma logomarca marcante, fazer posts de qualquer maneira, sem seguir uma identidade visual e não definir layouts, fontes e cores, pode comprometer o profissionalismo do seu negócio, visualmente falando. A primeira impressão é a que fica, lembra?

Para ter uma marca de sucesso, é preciso se atentar a esses detalhes. Esses erros são bastante comuns porque normalmente os profissionais não acreditam no poder do visual da marca. Por isso, esteja atento e conte com profissionais qualificados e experientes, que possam te ajudar e contribuir com o sucesso do seu negócio. 


5- Criar conteúdo que não agrega valor 


Não é só sobre criar conteúdos. É sobre elaborar materiais que façam sentido para as pessoas, que gerem valor, agreguem, resolvam o dia a dia delas. 

E não estamos falando sobre quantidade: é desnecessário criar posts atrás de posts, isso vai saturar os seus seguidores. O conteúdo das redes sociais deve ser bem planejado, seguindo o nicho do público-alvo. Ou então, todas essas dicas não vão funcionar. 


6- Não fazer anúncio


Fazer posts em anúncio é um método de divulgar os serviços e produtos da sua empresa para mais pessoas. O valor investido em anúncios é você mesmo que decide, desde que siga as condições solicitadas pelo Facebook. É possível anunciar por alguns tipos: foto, carrossel, storie, vídeo e coleção. 

Deixar de seguir esse caminho é um erro que acaba desfavorecendo muitas empresas. Se o objetivo é vender mais e ver o negócio decolando, então chegou a hora de adotar boas estratégias de alcance. Os posts anunciados são uma ótima opção para alcançar melhores resultados de maneira prática. 


7- Não vender transformação 


Uma empresa não vende um produto, ela vende a experiência que o produto ou serviço pode proporcionar. Usar a linguagem adequada é essencial para que passem a consumir os seus produtos ou serviços. Um bom exemplo disso é a Coca-Cola, eles não vendem refrigerante, mas sim experiências, reunião em família, momentos. É o que a marca busca transmitir em todas as campanhas que são criadas ao longo do ano.

Trace estratégias com uma equipe especializada no assunto, e foque nos benefícios dos serviços que a sua empresa oferece. Destaque os seus potenciais, conte com um slogan, um estilo próprio, uma personalidade.


Conclusão 


Não basta apenas criar um perfil numa rede social para fazer com que todas as suas vendas sejam realizadas. É preciso empenho e dedicação. Estudar e planejar as melhores formas de conteúdo, métodos e técnicas.

Muitas empresas pecam pela falta de profissionais que estejam ao lado para identificar e solucionar problemas. Você não precisa realizar todas essas dicas sozinho, é para isso que servem as agências qualificadas, para fazer sua empresa crescer sem que você tenha dor de cabeça ou trabalho extra. 

Se você quer saber mais sobre como melhorar as vendas nas redes sociais, fale conosco. Vai ser um prazer ajudar a sua empresa a alcançar seus objetivos. 

Compartilhar:

Precisando de ajuda no digital?

SOLICITAR ORÇAMENTO INICIE UMA CONVERSA

Soluções em Destaque

Eficiência para a sua urgência de resultados.

Marketing Digital

Melhore os resultados do seu negócio no digital com estratégias que se adequam às necessidades do seu público.

Saiba Mais

Produção de Conteúdo

Seja referência na sua área de atuação. Atraia visitantes e converta-os em clientes.

Saiba Mais

Vídeo Marketing

Aumente suas taxas de conversão através do vídeo marketing.

Saiba Mais

Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar, você aceita a nossa política de privacidade.