Comunicação na internet: como fazê-la de forma eficaz?
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Comunicação na internet: como fazê-la de forma eficaz?

Todo mundo quer ter um negócio saudável. E não é só na parte financeira não, viu? Hoje, muitos empreendedores já entendem a necessidade de uma comunicação eficaz, que contribua diretamente com a construção de uma marca forte, relevante. 

Mas, a dúvida que sempre fica, é: é possível comunicar-se de maneira eficaz, clara e precisa? Bom, podemos te assegurar que sim. 

Porém, quando adentramos o universo da internet, precisamos compreender que estamos lidando com variados públicos, opiniões e modos de consumo. Claro que conversar especificamente com cada uma dessas pessoas é humanamente impossível, mas o que é perfeitamente viável [e necessário!], sem dúvida alguma, é atingir os grupos certos, comunidades que possam se interessar por seus produtos ou serviços. E isso só é possível conhecendo bem o seu público alvo. 

Traçar uma estratégia e saber bem os resultados que você espera da sua comunicação, também são pontos importantes. Afinal, no digital, nada pode ser por acaso, concorda? Principalmente quando o assunto é tornar a imagem da sua empresa forte, transmitindo autoridade. Para isso, é necessário que duas importantes frentes sejam constantemente trabalhadas: A performance e a marca. Ambas caminham juntas, mas precisam ser desenvolvidas separadamente. 


E o que é mais importante? Performance ou marca?


A verdade é que uma não vive sem a outra. É preciso que haja investimento em ambos os setores. São duas frentes importantes que favorecem uma comunicação efetiva do seu negócio na internet. 

Performance são todas as ações que visam resultado direto em indicadores tangíveis da sua empresa, o que gera leads, vendas e visitantes. Já quando falamos da sua marca, estamos nos referindo à construção da imagem do seu negócio, para que ela se torne cada vez mais sólida e reconhecida. É o que chamamos de branding. A performance gera conversões e faz você ser visto, enquanto a marca gera conversas e faz você ser reconhecido em seu nicho e/ou área de atuação. 

Por meio da performance, é possível iniciar estratégias para que as pessoas visitem a sua página e conheçam o seu negócio. A relevância da sua marca faz as pessoas permanecerem na sua página, ou, pelo menos, criarem o hábito de dar uma “passadinha” por lá, para checar novidades. A performance faz as pessoas te notarem; a marca faz as pessoas te amarem. Entende agora porque uma não vive sem a outra? No processo de construção e desenvolvimento da sua comunicação, performance e marca precisam ter uma parceria fortíssima, pois só assim você conseguirá entender o que precisa ser feito para que o seu cliente ideal sinta a necessidade de estar perto de você. Assim, números, estratégias e métricas andam lado a lado com a personalidade, com a humanização do que está à venda. 


É possível que a minha empresa dialogue sempre mais com o público online?


Não só é possível como é necessário. Melhorar a comunicação do seu negócio é essencial para o desenvolvimento da organização e dos profissionais que a compõem. Transmitir esses valores para o público é o que faz as pessoas se aproximarem da sua marca e vestir, junto ao seu time, a camisa da empresa. Mas, como falamos antes, tudo é um processo de construção que não acontece da noite para o dia. 

Afinal, no digital, as possibilidades de aproximação com o seu público alvo são inúmeras. O fato é que brasileiro é viciado em internet e um verdadeiro apaixonado por redes sociais. Somos 150 milhões de internautas, dos quais 140 milhões estão presentes em ao menos uma rede social. Isso equivale a nada mais, nada menos do que 2/3 da população total do país (exatos 66%) conectados ao ambiente de rede.

Para se ter uma ideia, no mundo, essa taxa é de 49%. Nos Estados Unidos, chega a 70%. Cada brasileiro passa em média 9 horas e 17 minutos por dia conectado. Pouco mais de um terço desse tempo (3h31min) é dedicado às redes sociais (os dados são do relatório #Digital2021, publicado pela DataReportal).


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Com tantas pessoas online, lógico que seria um desperdício não aproveitar esse potencial para comunicar-se com o seu público. Os benefícios desse contato, são muitos. Confira alguns deles:


1 - Presença: Além de presente, é necessário estar à disposição do público, interagindo e incentivando a conhecer mais a sua marca. Fidelizar quem já consumiu algo do seu negócio também está incluso nesse processo.

2 - Relacionamento: Relacionar-se com o seu cliente é fundamental. Escute, peça desculpas, seja ágil, não tenha medo, seja empático. Dialogue sem ficar na defensiva, mesmo quando estiver certo. 

3 - Engajamento: Saiba com quem falar, marque presença nas redes sociais (mas também no blog, por exemplo. Existem inúmeras outras possibilidades de interação), tenha um plano de marketing, produza conteúdo relevante, ofereça oportunidades, faça campanhas de e-mail marketing, etc. Para uma comunicação eficaz, utilize estratégias que façam sentido para os seus objetivos. Um time profissional pode te ajudar!

4 - Conteúdo: Para que os três pontos acima possam funcionar, é necessário, acima de tudo, produzir conteúdo relevante, que resolva a vida das pessoas e que as aproximem do seu negócio. Existe momento para tudo: venda direta, promoção e, claro, contribuição. Na internet, o relacionamento com o seu público-alvo é uma troca: você entrega, ele devolve de diferentes maneiras (compra, like, compartilhamento, comentário, indicação, clique, etc). Tudo é muito valioso. Para ganhar cada vez mais visibilidade, você sempre irá precisar das pessoas. Portanto, conquiste-as!


Conte com profissionais qualificados!


Lembre-se que contratar uma agência de marketing digital é apenas uma parte do percurso. Os profissionais, de forma clara e precisa, devem orientar como as campanhas e serviços podem ser elaborados com assertividade e satisfação. Será necessário que haja investimento em outras frentes, para que esses profissionais possam trabalhar. Agende reuniões online, entenda como funciona, exija transparência. 

Fale conosco, será um prazer te ajudar!

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