Qual conteúdo de valor você tem gerado para a sua audiência?
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Qual conteúdo de valor você tem gerado para a sua audiência?

Conteúdo de valor é aquele que transmite conhecimento profundo sobre determinado tema, com qualidade e clareza. O valor dele está no quanto ajuda outras pessoas, contribuindo com rotinas pessoais ou profissionais. Mas, nem todo conteúdo é de valor: alguns posts, sejam eles em redes sociais, sites e blogs, quando divulgados sem estratégias e entendimento de sua relevância, podem ser, simplesmente, apenas mais um conteúdo “solto” na internet. E não é isso que você quer, certo?

Quando postamos uma frase motivacional, reflexiva, estamos contribuindo para o engajamento da nossa página. Quando publicamos uma informação relevante, que agregue conhecimentos, que transforme e que ajude alguém, estamos entregando conteúdo rico. Sim, ambas as opções são importantes e é necessário saber o momento exato de utilizar cada uma delas. 

Existem diversos tipos de formatos de conteúdos que tornam os seus posts atrativos para os seus leitores. Conhecê-los fará com que você consiga trabalhar de maneira diversificada, variando estímulos e maneiras de abordar a sua audiência. Por isso, separamos alguns pontos cruciais que te fará oferecer sempre o melhor conteúdo, para as pessoas certas e no momento certo:


1 - Conheça a sua persona


É simples: você só conseguirá produzir conteúdos relevantes para os seus seguidores se você souber quem são eles. Ter conhecimento sobre os seus sonhos, medos e dores, é um diferencial imenso. Assim, os seus conteúdos serão cada vez mais importantes para essas pessoas, além de tornar a sua marca referência em determinados tipos de conteúdos.

Para conhecer a sua persona, é necessário alguns estudos de público que são possíveis das mais variadas maneiras, como através da gestão de anúncios segmentados e até organicamente, desde que você saiba exatamente o que está fazendo. Para conhecer o seu público de perto, conte com um time especializado em marketing digital.


2 - Palavras-chave


As palavras-chave te mostram quais são as buscas que as pessoas estão fazendo. Através delas, você saberá quais são os temas mais relevantes que estão sendo procurados dentro do seu segmento, assim como os assuntos em alta no momento, o que pode te oferecer bons ganchos e boas pautas para dentro do seu negócio. Algumas ferramentas podem te oferecer essa solução, como as gratuitas Ubersuggest, Answer the Public e o Google Ads. Porém, ter conhecimento sobre cada uma delas se faz necessário ao longo do processo.


3 - Faça testes


A melhor maneira de saber se algo funciona com seus seguidores é fazendo testes. Qual formato eles preferem? Vídeos, carrossel, fotos, infográficos… Teste! Veja qual formato de conteúdo tem gerado melhores resultados e invista nele. Analise também se o seu público busca respostas resumidas ou textos maiores, se ele compreende uma linguagem mais técnica ou só engaja com conteúdos mais práticos, simples e diretos, etc. Existem inúmeras maneiras de comunicar-se com a sua audiência e é testando que você encontrará o melhor caminho a ser seguido. Não tenha medo de ousar!


4 - De olho na concorrência


Monitore o conteúdo da sua concorrência. Observe o que eles andam produzindo e analise como a audiência deles tem reagido às variações de formatos e linguagens. Inspire-se! Lógico que você não vai copiar, mas se inspirar e estar atento às tendências da sua área de atuação é necessário. 

Crie algo novo em cima de algo que está dando certo para o geral. Criatividade é tudo e a internet é um universo de possibilidades!


5 - Hashtags


Use as hashtags para atrair seguidores, mas acompanhe e crie alertas para receber as últimas notícias sobre o assunto escolhido. Isso faz com que a informação chegue até você, junto a todo um cronograma de pesquisas em sites especializados. Tenha uma lista com as suas melhores fontes de pesquisas de conteúdos oficiais! 

Além disso, quando você utiliza as hashtags certas em suas publicações, outras pessoas irão encontrar o seu conteúdo quando pesquisar pelo tema. É uma forma de “rastreio” importante para encontrar e ser encontrado!


6 - Perguntas e dúvidas


O que a sua audiência está querendo saber? Faça perguntas! O Instagram, por exemplo, oferece diversos recursos que permitem esse tipo de engajamento. Interaja com o seu público, entenda o que eles estão buscando no seu perfil. Com essa informação valiosa, o seu conteúdo se tornará cada vez mais relevante e enriquecedor!


7 - Métricas


Os seus posts irão te mostrar quais conteúdos tiveram melhor desempenho. Analise quais assuntos merecem desdobramentos ou abordagens diferentes, explorando o que já deu certo! Identifique conteúdos que tem muito “pano pra manga”, aproveite temas em alta, compreenda as dores da sua audiência, ajude as pessoas! 

Nem tudo é sobre vender, mesmo vendendo, entende? Conteúdo de valor é entender que existem diferentes maneiras de consumir o seu produto e todos eles geram algum tipo de retorno para o seu negócio. 


8 - Transforme o seu serviço/produto em conteúdo rico


Quando o seu trabalho é transformado em conteúdo, você pode entregá-lo de maneira gratuita e atrair os consumidores certos para perto da sua marca. O conteúdo de valor gera proximidade com o seu público, uma vez que humaniza o seu empreendimento, já que você está resolvendo a vida das pessoas de alguma maneira. Repetimos: nem tudo é sobre vender, mesmo vendendo! Quando você ajuda de forma estratégica, os retornos, aos poucos, virão. Experimente!

Sim, estamos falando de marketing de conteúdo

Marketing de conteúdo nada mais é do que uma estratégia de atração de clientes por meio da criação de conteúdos relevantes, que podem ser em texto, fotos, vídeo, infográficos ou todos. A promoção da marca é direta, mas a atração é feita através de conteúdos que trazem soluções para os problemas das pessoas.

Imagine que você tem uma loja de roupas de grife e quer vender mais na internet. Para que o seu conteúdo seja rico, primeiramente, é necessário que haja um planejamento. Quais são os assuntos mais comentados do segmento? O que as pessoas mais buscam? Qual o grande diferencial da minha marca e como isso pode ajudar as pessoas? Qual o formato de conteúdo que o meu público engaja melhor? 

A partir disso, as variações precisam compreender a venda direta e o marketing de conteúdo. Em um post, vou apresentar a nova coleção de roupas da estação; em outro, vou dar dicas de como utilizar a cartela de cores da estação ao seu favor. Entende a diferença? assim, você humaniza a sua marca, pois está ajudando as pessoas entregando conteúdo relevante. Além disso, com as palavras-chave e hashtags corretas, esse conteúdo terá um alcance muito melhor, contribuindo de forma positiva com a vida de inúmeras pessoas.

Para absorver a ideia, primeiramente, é necessário você entender que não há mais público passivo, aquele que recebe propagandas sem poder de escolha. Hoje, as pessoas conseguem definir exatamente o que desejam ver, e é aí que um conteúdo de qualidade, criativo e bem elaborado precisa entrar. 

Com conteúdo relevante e valioso você irá atrair, envolver e gerar valor para as pessoas e é isso que fará com que elas acompanhem o seu perfil, curtam, comentem e compartilhem.

Gostou do conteúdo? Então, complemente sua leitura entendendo melhor como planejar um bom conteúdo para as suas redes sociais . Além disso, conte com um time qualificado para produzir conteúdo rico e relevante para as suas mídias, atraindo uma audiência qualificada e fortalecendo a sua marca na web. Inicie uma conversa conosco e saiba mais!


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