Como criar uma marca de sucesso?
B O R D A

Carregando...

Como criar uma marca de sucesso?

Para quem está pensando em empreender, criar uma marca e identidade visual de sucesso talvez sejam algumas das principais preocupações, a princípio. E não é para menos. Afinal, contar com uma marca moderna, que transmita boas impressões sobre o seu negócio, é fundamental. Mas, não é só por isso. 

Sua marca irá representar sua empresa, produtos, serviços, transmitir e gerar sensações, emoções. Que impressões você deseja passar para o seu público? É muito importante refletir sobre isso antes de pensar em um nome, slogan, símbolo, cores, entre outros elementos que irão compor a ideia final. E, para isso, um profissional especialista na área pode te ajudar!

Com base na minha experiência ao longo de mais de 12 anos de mercado criando e desenvolvendo marcas para empresas dos mais diferentes nichos, é possível afirmar que existem algumas “regras” a serem seguidas para que você evite erros básicos que vão te impedir de posicionar-se melhor no mercado. Pensando nisso, selecionamos algumas dicas indispensáveis que vão contribuir com o processo de construção da sua marca. São insights valiosos, siga a leitura!


9 Dicas para não errar na hora de criar uma marca de sucesso


1- Defina o foco e a personalidade da sua marca: A quem você quer atingir? Qual a linguagem que você vai utilizar? Qual a missão e os valores do seu negócio? Todas essas questões influenciam diretamente no que será a sua marca e o que ela pretende representar. Lembre-se: sua logomarca precisa ter a cara do seu negócio e passar fielmente a mensagem que resume os seus produtos ou serviços.

2- Pesquisa de Mercado: Analise seus concorrentes. Quais são seus erros mais comuns, potenciais, forças, fraquezas e diferenciais competitivos. Quando você obtém dados, fica mais fácil de traçar um percurso para o seu negócio de maneira mais assertiva. Quanto mais informações você levantar, mais embasada será a sua estratégia.

3- Público Alvo: Qual perfil de público irá se relacionar com a sua marca? A partir dessa informação, você pode pensar em algo de extrema importância: a representatividade. As pessoas querem consumir algo que as representam, que ofereça uma certa experiência. E uma marca, por mais simples que seja, pode sim oferecer o que o público precisa logo de cara e criar um relacionamento positivo.

4- Elementos de composição: Uma marca pode ter vários aspectos na sua construção, seja na quantidade de elementos, cores ou formas de aplicação. Muitas marcas famosas no mercado apenas assinam com o seu símbolo, a exemplo da Nike e Under Armour. Por trás dessa estratégia, existe o Branding, que falaremos mais na frente.

5- Slogan: Sua frase de efeito não precisa estar presente na sua marca, mas precisa influenciar o que você deseja transmitir na identidade visual como um todo. O slogan deve ser, acima de tudo, de fácil repetição, além de criativo, claro.

6- Identidade Visual: É a construção dos elementos gráficos que irão compor toda a comunicação da sua empresa. Isso aplica-se às mídias impressas e digitais. Cartões de visita, papel timbrado, receituário, assinatura de e-mails corporativos, modelo de proposta comercial, fardamento, frota, entre inúmeras outras opções, de acordo com o seu perfil e nicho de atuação, compõem a sua identidade visual. Para gerar uma conexão rápida e direta com o seu público-alvo, é preciso seguir um padrão. Logo, usar variações aleatórias e não seguir a sua identidade visual, vai atrapalhar essa associação das cores e elementos com a sua marca.

7- Pesquise sobre domínios: O domínio será o endereço da sua empresa na internet. Nem sempre será possível conseguir um domínio com o nome exato da sua marca, mas será um grande diferencial na web, se estiver disponível. Você pode optar por realizar pesquisas e simulações em sites de registro de domínios, a exemplo do site registro.br.

8- Pesquise sobre patentes: Sua ideia pode ser incrível, mas já pensou que alguém pode ter pensado nela antes e registrado junto aos órgãos competentes? Já vimos muitos casos de empresas que tiveram inúmeros prejuízos devido às reivindicações de marcas que eram patenteadas. Essas empresas tiveram que retirar de circulação toda a identidade visual e materiais impressos e online, sendo preciso realizar um novo investimento para a produção de uma nova marca e todo o material de uso. 

Para evitar situações semelhantes, você pode contratar empresas especializadas em patentes e marcas ou iniciar uma pesquisa por conta própria no site do INPI: https://www.gov.br/inpi/pt-br.

9- Busque especialistas para desenvolver sua marca: Agora que você já absorveu as dicas acima, que tal buscar ajuda de profissionais especialistas em desenvolvimento de identidade visual? Eles vão te ajudar a encontrar as melhores soluções para a sua marca, pensando em estratégias e formatos que façam sentido comercial para o seu negócio.  


Elementos de composição de uma marca:


  1. Nome - Evite nomes complexos, de difícil pronúncia ou escrita.
  2. Símbolo - É a representação da sua marca em desenho. Vamos voltar ao exemplo da Nike: a empresa assina suas publicidades ou produtos com um símbolo, nome, ou os dois.
  3. Tipografia - É a representação de um texto com características gráficas, digitais. Seu principal objetivo é dar ordem e estrutura para uma comunicação escrita. Existem várias categorias de fontes para você estudar junto ao designer que irá produzir a sua marca. Assim, junto ao profissional, você poderá definir qual delas faz mais sentido para o que você deseja.
  4. Cores - Existem milhões de cores, tonalidades e diversos perfis de paletas. A psicodinâmica e a psicologia das cores também precisam ser levadas em consideração. Se a sua empresa é vegana, você não vai querer utilizar tons de vermelho na sua logomarca, correto? Como explicamos antes, é preciso transmitir a mensagem que a sua empresa quer passar, logo de cara.



Invista em Branding


Seguiu as dicas e gostou do resultado? Que ótimo! Mas, lembre-se: esse é apenas o começo da jornada. Chegou o momento de tornar a sua marca referência em sua área de atuação. E é aí que entra o que chamamos de branding.



Branding ou brand management refere-se à gestão da marca de uma empresa, tais como seu nome, as imagens ou ideias a ela associadas, incluindo slogans, símbolos, logotipos e outros elementos de identidade visual que a representam ou aos seus produtos e serviços.

A não ser que você tenha um produto ou serviço altamente vendável e único, ou muita sorte, mas muita sorte mesmo, não espere que tudo aconteça como um piscar de olhos. É preciso paciência, foco e disciplina. Fazer conexões com seu público, seja de forma consciente ou até mesmo inconsciente, é o principal objetivo. A Coca-Cola, por exemplo, não vende refrigerante, ela vende uma experiência. O slogan é “sinta o sabor” e a associação da marca com a vida das pessoas é tão forte, que a principal propaganda do período natalino é a da bebida. 

Mas você acha mesmo que a Coca-Cola começou assim? Claro que não. Houve toda uma jornada, um longo caminho percorrido e, acima de tudo, um grande investimento em branding.


Conclusão


Sua marca nunca será apenas uma imagem. Ela precisa oferecer conexões reais e ter a cara da sua empresa, no sentido mais positivo que essa afirmação possa ter. Contar com uma estratégia de marketing bem definida é essencial para o seu negócio. Toda a identidade visual precisa ser reflexo das suas convicções e bandeiras enquanto empresa. 

Claro, uma marca também precisa ser “vendável” e despertar o interesse do público consumidor. Uma imagem de marca forte e consistente (que geralmente começa com um logotipo bem feito) ajuda a estabilizar qualquer negócio. O branding contribui com o reconhecimento da sua marca enquanto empresa referência. E uma coisa leva a outra, pode ter certeza disso.

Fale conosco! Em todas as etapas da sua presença online, será um prazer te ajudar.

Compartilhar:

Precisando de ajuda no digital?

SOLICITAR ORÇAMENTO INICIE UMA CONVERSA

Soluções em Destaque

Eficiência para a sua urgência de resultados.

Landing Page

Impulsione o poder de conversão da sua marca com uma poderosa página de captura.

Saiba Mais

Vídeo Marketing

Aumente suas taxas de conversão através do vídeo marketing.

Saiba Mais

Marketing Digital

Melhore os resultados do seu negócio no digital com estratégias que se adequam às necessidades do seu público.

Saiba Mais

Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar, você aceita a nossa política de privacidade.