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CTA: O que é e como usar

A sigla CTA significa: Call-to-Action (Chamada para ação).

Tente lembrar todas as vezes que você se inscreveu para um curso, comprou algum produto ou baixou algum app. Talvez muitas vezes, não é mesmo? 

Cada uma dessas ações foram, muito provavelmente, fruto dessa estratégia de marketing que chamamos de CTA. 

Certamente você foi guiado de forma estratégica pelas páginas que visitou para executar uma ação, e é justamente a função dos CTAs.


CTA para Marketing


Os CTAs são fundamentais e devem ser incluídos em suas estratégias de marketing e ferramentas como sites, lojas e apps. Quando bem estruturados, eles encorajam o seu público a realizar uma ação e agir com uma campanha de marketing.

As estratégias de CTA são diversas e você pode criar quantas desejar.


Exemplos de CTA:


Geração de Lead: Você provavelmente está tentando transformar visitantes em leads ou oferecer alguma experiência com produto ou serviço. Veja um exemplo abaixo de CTA em nosso blog:



Envio de formulário: Aqui é um momento crucial em que você conseguiu atrair o seu lead e agora não quer deixá-lo escapar. É hora de oferecer campos de formulários alinhados à sua estratégia para potencializar o recebimento de dados desse potencial cliente, como nome, e-mail, telefone, estado e cidade.

Botões: São inúmeras possibilidades para inclusão de CTA. Os botões são muito eficazes pois já direcionam o seu lead para a página que ele se interessou. É muito comum ver em sites de notícias o título da matéria, uma breve descrição e o botão: “Leia Mais”. Assim, o seu lead além de acessar outra página sua, gerando mais tráfego qualificado, ainda terá uma maior chance de interagir com o conteúdo, outros CTAS e anúncios.

Compartilhamento: Se você tem um blog ou um conteúdo que pode ser compartilhado, não deixe de incluir os botões que facilitam a propagação da página. É muito comum compartilharmos aquilo que gostamos ou que é um serviço para a sociedade.

Inscrever-se: Botão ou formulário para uma ação de inscrição em um evento, curso ou para receber novidades de um canal ou blog.


Exemplo de como usar um CTA na prática em uma página da web:


Imagem: Reprodução - NetFlix Brasil.


Veja o apelo da página da NetFlix:


“Filmes, séries e muito mais. Sem limites”. Título persuasivo e impactando o público com as maiores vantagens e diferenciais que a empresa pode oferecer.

“Assista onde quiser. Cancele quando quiser.” Texto de reforço abordando a liberdade e mais vantagens para ser NetFlix.

“Pronto para assistir? Informe seu email para criar ou reiniciar sua assinatura.” Aqui de forma simples, eles tentam qualificar o lead para iniciar a ação. Logo, você começa apenas deixando o seu e-mail para uma verificação de cadastro no banco de dados. A intenção é descobrir se você já é cliente antigo e tem alguma pendência ou se é, de fato, um novo cliente. 

Por fim, o campo de formulário para inclusão de e-mail com o botão “vamos lá”. Aqui é o CTA da página, que foi disponibilizado após toda a estratégia de persuasão.

Se o lead estiver pronto para consumir o serviço ou agir pela emoção, o CTA obterá sucesso.

Mesmo que o potencial cliente não assine, o e-mail foi gravado no banco de dados da empresa e eles poderão enviar ofertas e nutrir esse lead com o passar do tempo para tentar convencê-lo dessa assinatura, conforme sua política de privacidade.


Conclusão


O CTA é uma poderosa estratégia de marketing para que seus potenciais clientes interajam com sua página, produto ou serviço. É uma excelente fonte de nutrição de banco de dados, também, para relacionamentos posteriores. 

Se você precisa de um time que possa orientá-lo a criar CTAs e crescer na web, inicie uma conversa.

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