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Você sabe o que é nicho de mercado? Entenda o conceito e defina o seu

Já sabe o mercado e o segmento em que deseja atuar? Hora de definir o seu nicho. 

O nicho de mercado é um grupo de consumidores com necessidades específicas. Enquanto um segmento de mercado é um grupo mais amplo, o nicho representa uma parcela ainda menor e que, de preferência, tenha sido pouco explorada pelas empresas - pois é aí que está o grande diferencial.

Para entendermos melhor, pense em um profissional da nutrição. Nutrição é a sua formação, nutricionista é a profissão. Nutrição para crianças autistas celíacas é um nicho, ou seja, uma parcela específica da sociedade que demanda serviços pontuais e pouco encontrados, em larga escala. Sabendo exatamente qual público você quer atingir e o problema que pretende resolver com seus produtos ou serviços, as ações do seu plano de marketing se tornam muito mais efetivas. Além disso, é definindo um nicho que você se destaca da concorrência, diminuindo a disputa de mercado e voltando a atenção do público-alvo para o seu negócio.

Outro ponto positivo é que, definindo o seu nicho de mercado, há uma maior probabilidade de fidelização de clientes. Isso porque, se o seu negócio for o primeiro a lançar no mercado produtos ou serviços para atender a uma necessidade que antes não era enxergada, a confiança do seu cliente ideal será cada vez mais conquistada e é com o seu negócio que ele se sentirá seguro. 

Seguindo esse caminho, seja quando falamos sobre fornecedores de produtos ou influenciadores digitais, quando há um foco bem delimitado, fica bem mais fácil identificar parcerias que, de fato, funcionem e sigam adiante. 

Se liga só em alguns tipos de nicho de mercado e como eles podem te ajudar a ter mais assertividade no seu marketing digital: 

1 - Segmentação comportamental

A ideia principal é segmentar o mercado consumidor de acordo com os hábitos de consumo. Leve em consideração dados como: produtos que essas pessoas procuram, fidelidade às marcas e sensibilidade aos preços, por exemplo.

2 - Segmentação demográfica

É feita a partir de informações específicas sobre a população como um todo, a exemplo da idade, gênero, renda, ocupação, escolaridade, estado civil, nacionalidade, etc. 

A partir disso, a empresa pode definir os aspectos que deseja focar. Por exemplo, é possível “nichar” um público composto por mulheres, entre os 30 e 45 anos de idade, da classe C, com ensino fundamental completo. 

3 - Segmentação psicográfica

Está relacionada aos hábitos de vida, estilos, valores e principais medos e dores do público consumidor. Um ótimo exemplo são as empresas que vendem produtos não testados em animais e utilizam essa informação na campanha de vendas. A partir disso, ela atinge o público que se importa com a causa animal e tem o veganismo/vegetarianismo como princípio. Inclusive, esse tem sido um nicho que tem crescido cada vez mais, com o passar dos anos. E é a partir da alta demanda, que a sua empresa pode se inserir em determinado nicho e focar ainda mais o que pode ser amplo. 


Atente-se às dores do seu público consumidor


Uma vez conhecendo e definindo o seu nicho, é importante estar atento às mudanças de comportamento do consumidor, que são constantes. Conhecer as dores e medos das pessoas que consomem os seus produtos ou serviços é uma maneira humanizada de fidelizar públicos, uma vez que o seu trabalho deve atender às expectativas dessas pessoas, respeitando os seus valores. 

Por isso, nunca é demais dizer: enxergue oportunidades de mercado, mas jamais trabalhe com um nicho que não seja a sua praia. Tenha gosto e zelo pela sua escolha, pois nunca será a venda pela venda, há sempre uma responsabilidade emocional por trás de todo serviço entregue. 


Lembre-se: definir o seu nicho é necessário, pois é de extrema importância para o desenvolvimento e crescimento do seu negócio. Só assim você irá concentrar os seus esforços onde eles têm uma maior probabilidade de dar certo. 


Qual benefício irei oferecer às pessoas através do meu conhecimento?


Faça essa pergunta para você mesmo. Para que a segmentação do seu público funcione, é necessário entender perfeitamente qual problema precisa ser resolvido. E é aí que a sua solução precisa ser realmente eficiente!

É importante entender também que a sua ideia pode ser extremamente simples, o que a torna revolucionária é o fato dela atender a uma demanda que não dispõe de muitas opções no mercado. Sabe quando estamos em uma roda de amigos e alguém se vê diante de um problema e solta um “poxa, já deveria ter pensado em algo pra isso aqui.” É uma oportunidade de negócio!

Um exemplo disso é que bolsas estão sendo fabricadas já com um suporte externo para recipientes de álcool em gel. Isso porque, em algum momento, alguém notou e externou que seria muito mais prático para carregar o frasco consigo, já que a pandemia da Covid-19 nos impôs esse hábito.


Repetimos: o produto ou serviço incrível está na relevância que ele apresenta para o mercado.


Quer saber mais sobre isso? Ótimo, podemos te ajudar! Entre em contato conosco e vamos conversar sobre? Estratégias de marketing digital são muito mais eficientes quando elaboradas para as pessoas certas.


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