B O R D A

Carregando...

Três dicas para fidelizar os seus clientes

Saber como fidelizar clientes tornou-se imperativo para qualquer empresa, seja ela grande ou pequena, especialmente em razão de um mercado saturado de produtos ou serviços semelhantes ao seu. Porém, o processo de conquista e fidelização é um trabalho à parte, que exige da empresa um grau de conhecimento assertivo para todo o processo de conquista, através das estratégias mais adequadas para o estilo do negócio.

Muitas vezes as empresas gastam muita energia na busca de novos clientes, e, atualmente com a concorrência no mercado mais alta do que nunca, pode ser mais complicado conseguir uma nova clientela. Com isso, a alternativa de fidelizar os clientes pode ser mais vantajosa. 

Com isso, você já deve ter se perguntado se vale demandar atenção e energia para as pessoas que já fazem parte da sua cartela de clientes. E a resposta é SIM, vale muito a pena. Até porque, sua marca precisa atender às necessidades de quem compra, todos os planejamentos e táticas devem ser realizadas pensando nas vendas e em quem usufrui delas. 

O objetivo dessa fidelização é tornar um grupo ou um cliente individual fiel a sua empresa, consumindo seus produtos com muito mais frequência, gerando assim um bom retorno de lucro, além de estimular o marketing de influência, quando pessoas que engajam com a sua marca compartilham seus produtos ou serviços, atraindo novos adeptos.

A fidelização de cliente pode ser definida como uma espécie de termômetro, que mede a probabilidade dos consumidores fazerem negócios com a marca de forma contínua e repetida. 

Afinal, nada melhor do que um cliente satisfeito, não é? Para isso, dá só uma olhada nessas dicas:


1- Conheça seu cliente 


É essencial estar sempre próximo ao seu cliente, ter um monitoramento de todas as fases da compra. Através do CRM (Customer Relationship Management) é possível ter acesso à várias informações, como: nomes, idade, desejos, preferências, problemas, obstáculos, localização, e outros dados. 

Utilizar enquetes também é um método de conhecer sempre mais o perfil do seu cliente. Os stories do Instagram (por exemplo) e outras ferramentas do aplicativo podem ser excelentes opções para esse tipo de captação de informações. Através da rede social é possível criar muitos conteúdos que dialogam com o cliente e tiram algum tipo de informação de modo divertido e não invasivo. A partir desse relacionamento você terá sabedoria para saber quais ajustes fazer e estratégias de marketing utilizar, tornando as ações mais assertivas e com melhor direcionamento.


2- Bônus para clientes fiéis


Criar um certo tipo de tratamento direcionado aos clientes além de aumentar o vínculo com a empresa, demonstra atenção a quem compra. Isso muda como o seu negócio é visto.  

Cupons, promoções, "compre 1 leve 2" e ações nesse segmento, são super importantes, também. Segundo pesquisa, 71% dos brasileiros esperam algum tipo de promoção para poder comprar. Os clientes merecem muita atenção e foco porque toda marca precisa criar todas as estratégias pensando neles. Por essa razão, mostrar que a sua empresa se importa com o cliente é uma das formas mais efetivas de fidelizá-los. 

Um recurso muito utilizado em empresas é o “indique um amigo”, estratégia que consiste em ganhar algum crédito de compra ao indicar o produto/serviço para uma outra pessoa. Além do cliente ganhar um bônus, influencia a compra para seus amigos. 


3- Atendimento com eficiência 


Não é novidade que um bom atendimento é a porta de entrada para a conversão e fidelidade. A comunicação da sua empresa com quem consome seus produtos deve ser a melhor, deixar confortável é a solução, não forçar a comprar. 

Ser prestativo, persistir e superar as expectativas são grandes maneiras de ter excelência em um atendimento. Mostre interesse e humanize o contato, essas ações mostram que seu negócio se preocupa com o bem estar do comprador. 

Perguntar se possuem algumas dúvidas, mandar e-mails significativos como cartões de aniversário, boas festas e dicas podem ser uma ótima maneira de demonstrar que o cliente é amigo da empresa. 


Conclusão


Qualquer empresa precisa vender para mais pessoas, isso é fato. No entanto, os clientes existentes são a fonte mais fácil e previsível de receita. Acima de tudo, é preciso entender porque você deve se preocupar com “quem já é de casa''. Vender para pessoas que já compraram e tiveram uma boa experiência com a sua marca não tem tanto foco em preço. Isso porque seus clientes já confiam em você, então, fica mais fácil convencê-los a se interessar mais por outros produtos ou serviços, por exemplo. 

O maior erro de muitas empresas é dar mimos e descontos na primeira compra e, depois, é como se o cliente não existisse. Não faça parte dessa estatística! Pensar em ações de remarketing e estratégias direcionadas para quem já faz parte da sua lista de clientes, é fundamental. É uma maneira, inclusive, de oferecer sempre outros serviços a mais, pois a porta de entrada já existe. 

O relacionamento com o cliente não deve se encerrar depois da primeira compra.

Gostou do conteúdo? Quer estratégias de marketing digital para os seus clientes atuais? Fale conosco, podemos te ajudar!


Compartilhar:

Precisando de ajuda no digital?

SOLICITAR ORÇAMENTO FALAR COM ESPECIALISTA

Soluções em Destaque

Eficiência para a sua urgência de resultados.

E-mail Marketing

Amplie seus resultados com uma poderosa ferramenta de e-mails.

Saiba Mais

Facebook e Instagram Ads

Seja visto na internet e atraia o seu cliente ideal. Divulgue o seu conteúdo e venda mais.

Saiba Mais

Google Shopping

Impulsione suas vendas com uma poderosa ferramenta de anúncios.

Saiba Mais

Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar, você aceita a nossa política de privacidade.