5 Dicas para um pós-venda de sucesso
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5 Dicas para um pós-venda de sucesso

Se você acha que o processo de conquistar um cliente se encerra logo após a venda, se engana. Inclusive, convencer clientes que já conhecem o seu trabalho a consumir novos produtos ou serviços e gerar, assim, uma renda recorrente, acaba sendo mais simples do que atrair novos interessados o tempo inteiro, concorda?

Só que muitas empresas não enxergam isso, e é aí que está o problema. Após a venda, faz-se necessário manter essas pessoas por perto, seja para continuar consumindo diretamente o que o seu negócio oferece, indicar amigos ou até para interagir com a sua marca. Conquistar novos clientes é necessário para a sobrevivência de todo e qualquer negócio, mas você jamais deve esquecer daqueles que já confiam e já conhecem a qualidade dos seus serviços. Afinal, eles continuam precisando da sua atenção!

Pensando na importância desse relacionamento, no post de hoje, separamos dicas valiosas para que você continue encantando os seus clientes, assim como no dia que você os convenceu da venda. É o que chamamos de pós-venda, estratégia de marketing digital voltada para um bom contato com a sua base de clientes, para mantê-los sempre por perto, atentos à sua existência. Vamos lá? Continue a leitura!


Mas, afinal, o que é o pós-venda?


Em linhas gerais, pós-venda é o conjunto de ações realizadas por uma empresa após o consumidor realizar uma compra, incluindo pontos voltados para o atendimento e ofertas de novos produtos ou serviços. 

O objetivo principal dessa estratégia é manter e estreitar o relacionamento com os clientes, transformando-os em compradores frequentes e até promotores do seu negócio, indicando para amigos, colegas e parentes. 

Clientes atuais já conhecem o seu negócio, o que torna-se mais simples (e barato!) realizar ações de atração voltadas para essas pessoas. Além disso, esses clientes passam a se sentir valorizados e respeitados, ao se sentirem cada vez mais próximos da sua marca, por meio de uma relação de confiança e até de praticidade. Ao perceber que sua base de clientes está sendo leal à sua marca, a sua empresa sentirá cada vez mais a necessidade de fidelizar esse público e agradá-lo. 

Philip Kotler, considerado o pai do Marketing, já dizia que conquistar um novo cliente pode custar de 5 a 7 vezes mais do que manter um atual. Assim, lembre-se: a melhor propaganda é feita por clientes satisfeitos!


5 Passos para um pós-venda de sucesso


Costumamos dizer que, no marketing digital, não há receita de bolo. Se alguém te entregar uma fórmula aplicável ao seu negócio sem sequer estudá-lo, desconfie, sempre. Cada empresa possui suas próprias particularidades e as etapas do pós-venda precisam ser muito bem pensadas para que funcionem exatamente como você precisa. 

Porém, podemos afirmar que algumas delas são inerentes a todos os formatos de vendas, mas que, mesmo assim, apresentam particularidades em suas definições. Logo, lembre-se: é sempre indispensável contar com um profissional especialista na área para elaborar um bom plano e colocá-lo em ação, ok? 

Para começar, nosso time separou algumas dicas que vão te ajudar a visualizar melhor como essas ações podem funcionar na prática. São estratégias que podem ser aplicadas a inúmeros modelos de negócio, não importa o que você venda. Dá só uma olhada!


1 - Fidelize os clientes nas datas comemorativas


Essa é indispensável, hein? Por isso que muitas empresas solicitam a sua data de nascimento, para que possam te mandar aquele recadinho especial no dia do seu aniversário. Aproveite a ocasião para oferecer um cupom de desconto ou uma oferta exclusiva para aqueles que comprarem em seu site ou loja física no mês do aniversário. Existem inúmeras maneiras de chegar nesses aniversariantes, basta usar a criatividade e lançar mão da melhor estratégia para o formato do seu negócio. 


2 - Ofereça promoções exclusivas


Sim, ofereça descontos especiais para quem já é cliente! Disponibilize um cartão fidelidade ou até um cupom promocional para uma segunda compra. O que vale é, dentro das limitações do seu negócio, oferecer vantagens para que as pessoas continuem optando pelo seu negócio na hora de comprar. 


>>>> Leita também: Tipos de emails marketing para incluir na sua estratégia digital


3 - Aproveite a recorrência 


Vende produtos de uso rápido, como ração, alimentos ou cosméticos? Envie lembretes para que os seus clientes reponham o próprio estoque! Conheça o seu público-alvo e tenha uma boa noção do tempo que ele utiliza para consumir o que compra na sua loja para que, assim, sejam enviados lembretes em períodos certeiros. Além de ajudá-los, você pode ainda enviar, junto à mensagem, as principais ofertas do mês. 


4 - Lembre-se de pedir o feedback


Após o cliente receber sua compra, é fundamental fazer o follow-up, ou seja, verificar se deu tudo certo com o recebimento do produto. Na oportunidade, peça o feedback da compra, para saber se o consumidor está satisfeito com o que recebeu. O feedback pode ser aplicado não só para quem vende produtos, mas para os profissionais que vendem serviços, também. Se você é dentista, por exemplo, solicite o feedback da mesma maneira, junto a uma mensagem de preocupação com o seu paciente, para saber se ele (a) sente-se confortável após o procedimento. Acredite, essa preocupação faz toda a diferença, pois todo mundo ama ser bem tratado!


5 - Compartilhe conteúdos relevantes


Uma estratégia bem planejada de marketing de conteúdo é interessante demais para o seu cliente. Isso porque, ao conhecer o seu negócio, mesmo que ele não consuma diretamente em um segundo momento, estar próximo à sua marca por meio de informações relevantes e conteúdo de valor, gera um sentimento de “retorno”, de agradecimento. Assim, quando ele precisar dos seus produtos ou serviços novamente, irá recorrer ao seu negócio, sem pestanejar! Afinal, é difícil esquecer de quem se preocupa com a gente, concorda? E nem tudo é sobre vender. Marketing de conteúdo não é sobre entregar conteúdo interessante gratuitamente o tempo todo, e sim sobre aproximar cada vez mais o seu público-alvo do seu negócio. E isso te dará um retorno incrível a longo prazo, pode apostar. 


Ah, não fuja do básico!


O básico também envolve investimento. Campanhas de tráfego voltadas para quem clicou no seu anúncio, fez cadastro e finalizou a compra, assim como para quem fez cadastro e não concluiu a compra, são indispensáveis. Não desista de quem está em dúvida sobre o seu negócio, essas pessoas estão pesquisando preços, comparando valores e analisando vantagens. Mostre, por meio das estratégias corretas, porque a sua empresa é referência na área em que atua e porque ela pode oferecer as melhores soluções para os seus clientes.

Explore o seu próprio potencial, há uma infinidade de maneiras de fazer acontecer!

Lembre-se que, para que todas essas estratégias sejam possíveis, é necessário manter uma base de dados dos seus clientes, ou seja, contar com ferramentas para cadastrar informações sobre os seus clientes. Esse método é indispensável para manter a organização e o controle desses contatos, ok? 


>>> Leita também: Como ranquear no Google e ser encontrado nas pesquisas?


Siga em frente!


Jamais desista do que você almeja para o seu negócio. Trabalhar com vendas é acreditar na missão e nos valores da sua empresa. A sua base de clientes aposta no seu negócio tanto quanto você, por isso, jamais deixe-a de lado. 

Não perca a chance de potencializar os resultados do seu negócio. O processo de atrair, converter e encantar clientes é um ciclo que jamais deve se encerrar após a venda. Na verdade, é apenas o início de novas histórias. 

Nesse processo, você não está sozinho (a)! Conte com um time experiente em estratégias digitais que irá te auxiliar a fazer as melhores escolhas e seguir sempre em frente, atingindo novos patamares para a sua empresa. Queremos te ajudar!

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