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Gatilho mental da antecipação: Estratégia utilizada pelo Big Brother Brasil

O Big Brother Brasil é um reality show transmitido na Rede Globo que tomou grandes proporções nos últimos anos. Indo para a sua 22ª edição, o programa é considerado um dos maiores fenômenos de audiência, publicidade e faturamento. A edição 2021, então, nem se fala: foi histórica. A divulgação do programa e dos próprios participantes, individualmente, fez com que estratégias de marketing digital (como as utilizadas nas mídias sociais da campeã Juliette) se destacassem.

Neste mês de janeiro, estreia a edição 2022 do programa. Nas redes sociais, o assunto não é outro: as pessoas querem mesmo é saber quem vai compor o elenco deste ano. Especulações, comentários… tudo faz o nome do reality “circular”, sendo uma estratégia de antecipação super funcional, estimulada pela própria emissora. Continue a leitura e entenda!


Gatilhos mentais


Os gatilhos mentais são estímulos que o cérebro recebe para facilitar o processo de tomada de decisão. Eles são bastante trabalhados com o público porque podem ser uma poderosa técnica de persuasão para realizar uma venda. Essa tática pode ser aplicada em diferentes estratégias de marketing digital. Quando se utiliza, é possível acelerar a decisão de compra, fazendo com que as vendas sejam impulsionadas. Os gatilhos mentais trabalham no inconsciente, levando as pessoas às escolhas de modo automático. 

De maneira geral, todos os gatilhos mentais trabalham no inconsciente, levando as pessoas às escolhas de modo automático. Um grande exemplo disso são os trailers, que tem o objetivo de despertar o interesse do consumidor no filme e fazê-lo ir até ao cinema ou acessar um serviço de streaming. O objetivo dos gatilhos é justamente a ideia de despertar emoções por meio de técnicas eficientes. Além do exemplo citado, no gatilho de antecipação é possível perceber o uso quando uma empresa anuncia um novo produto com meses de antecedência, e gradativamente liberam novidades. 


Gatilho de antecipação 


O gatilho mental de antecipação estimula o público em relação a algo que está vindo por aí. É um recurso que cria expectativas sobre um evento futuro no qual as pessoas desejam fazer parte. Quando você tem algo positivo pelo que esperar em sua vida, por exemplo, o cérebro ativa as partes ligadas à felicidade antes mesmo da situação em si. 

A antecipação é sobre gerar expectativa, o que ativa o gatilho mental da curiosidade. Além disso, ela também é responsável por criar aquele sentimento de urgência no seu público, fazendo com eles precisem do seu serviço ou produto.E essa é a ideia, criar expectativas boas para o lançamento ou novidade de algo da sua empresa. Basicamente é como se você estivesse “preparando o terreno” para esse evento, utilizando pequenos spoilers, divulgação em sites e redes, instigando assim o público. Contudo, não basta apenas soltar “spoilers” do que vai ser lançado, é preciso saber a hora certa e gerar conexões com o seu público, para assim, manter esses gatilhos ativados. 


BBB e o gatilho de antecipação 


Como dito anteriormente, o Big Brother Brasil dá um show de marketing e publicidade. Essa época “pré-programa” é muito importante para criar expectativa para a nova edição. Mesmo que todos saibam como funciona a logística do jogo, a espera aumenta de acordo com os spoilers. 

Com as redes sociais, o perfil do big brother libera vídeos, fotos e pequenos textos a respeito do que está por vir. Ao longo dos dias, o apresentador aparece de surpresa, seja na TV ou em vídeo nas mídias sociais, dando algumas dicas do que está por vir. 

Uma brincadeira que o Boninho (diretor) faz é soltar pequenos spoilers desconexos sobre os participantes. Basta poucas palavras para fazer o público se movimentar e tentar adivinhar quais são os nomes. 

Além disso, os participantes são revelados poucos dias antes do reality começar. Ou seja, após gerar curiosidade de quais são as novidades da edição, a movimentação continua mesmo após a revelação, agora é a expectativa de como essas figuras vão se sair no jogo. Rola meme, bolão, figurinhas, textos e muita expectativa. 

Pois é, mesmo com todo o sucesso do programa, não basta só aparecer no dia de exibição. É preciso criar estratégias de antecipação, porque assim, a atração vira foco por vários dias.  


Conclusão 


De forma geral, todos os gatilhos mentais têm como objetivo influenciar as pessoas a tomar uma determinada decisão.

No exemplo dos trailers, é levar você ao cinema para assistir ao filme ou mesmo acessar um serviço de streaming. Nas séries, claro, o intuito é fazer você continuar a sua maratona, episódio após episódio.

No BBB, gerar interesse pelo elenco e repercutir, antes mesmo da estreia, o programa, gerando expectativa. 

O mesmo gatilho pode ser utilizado para o seu negócio, através de estratégias corretas, criativas e funcionais. E nós, da Agência Borda, adoramos contribuir com o crescimento do seu negócio, nos mais diversos formatos possíveis.


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