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Hashtags no #Instagram: Por que elas são tão importantes?

Hashtag é uma palavra-chave antecedida do símbolo popularmente conhecido como jogo da velha. O uso de #hashtags vai além do modismo: elas são essenciais para a organização de conteúdos, tornando-os relevantes para o público. Por isso, muitas empresas já identificaram que a utilização de hashtags pode trazer para o negócio excelentes oportunidades, o que estimula o desenvolvimento de estratégias para o uso eficiente, com o objetivo de aumentar a audiência.

Entre as redes sociais, o Instagram tem se destacado com o uso de hashtags, transformando frases ou uma única palavra em links. Esses links são palavras-chave que facilitam o encontro da marca com o público-alvo, construindo uma audiência mais qualificada e aumentando consideravelmente o alcance dos conteúdos postados. 

É importante considerar o uso das Hashtags como parte fundamental da estratégia de SEO (Search Engine Optmization) da empresa, uma vez que a relevância de seus conteúdos no Instagram depende disso. Com o uso adequado das hashtags, sua imagem ou vídeo entrará em uma categoria de relevância, facilitando o “rastreio” dos usuários, que poderão encontrar o seu post com mais facilidade. 

Para entender melhor, imagine a seguinte situação: Você tem uma empresa que estampa camisetas com imagem ou texto que o cliente desejar. Movido pelas Olimpíadas de Tokyo, um dos clientes encomenda uma camiseta com o seguinte texto: “Nas Olimpíadas de Tokyo, eu sou + Brasil!”. Como portfólio, você faz o criativo no Instagram oficial da sua empresa, mostrando o novo produto prontinho para entrega. Para contextualizar, você insere as hashtags referentes à competição:


#OlimpiadasdeTokyo

#Olimpiadas2021

#VaiBrasil

#TokyoBrasil


E assim, outros usuários que clicarem em uma dessas hashtags para se informar sobre as Olimpíadas, vão visualizar no explorar o seu post, quem sabe até clicando no seu perfil e conhecendo o seu trabalho. Indispensável, não é?

Porém, toda e qualquer hashtag precisa ser utilizada de forma totalmente estratégica. Você precisa não só pesquisar as tags em alta naquele momento como utilizar as palavras-chave adequadas para o tipo de negócio e objetivo que deseja alcançar.

Além disso, não adianta utilizar hashtags em alta se o seu post em nada tem a ver com a tag. Inclusive, isso faz com que a credibilidade do seu negócio vá para o ralo, já que irá indicar uma ação que não condiz com o conteúdo oferecido. Sem um propósito real sua estratégia não irá funcionar!

Se as hashtags são uma forma de organizar o conteúdo nas redes sociais, é necessário estar atento em como melhor funciona essa organização. 

Outra questão importante é não só utilizar as hashtags ideais, mas também monitorá-las. Como falamos, os seus esforços de marketing em redes sociais devem ter um propósito, seja para direcionar o tráfego para o seu blog, divulgar a propaganda de um novo produto ou apenas para trazer reconhecimento à sua marca. Assim, incluir hashtags nas suas legendas do Instagram conecta posts específicos a uma determinada campanha.


Escolha a hashtag correta


A cada campanha que for lançada, utilize uma hashtag exclusiva para acompanhar todas as conversas, menções e comentários que estão fazendo sobre o projeto divulgado.

Insira também hashtags em alta que tenham a ver com o lançamento, para que mais pessoas possam ver o seu conteúdo, desenvolvendo um melhor alcance para a sua marca.


Faça uma busca da hashtag 


Escolha as hashtags e faça uma pesquisa rápida no Instagram para verificar se elas estão gerando bons resultados. Procure palavras-chave relacionadas ao tema da sua campanha e observe o que aparece. Isso irá estimular a sua criatividade, gerando boas ideias para novas hashtags. 

Além disso, use hashtags curtas, pois as longas são mais difíceis de memorizar. Uma boa meta é não passar dos 16 caracteres por hashtag.


Não seja muito generalista 


Nas campanhas, o objetivo das hashtags no Instagram é medir o engajamento. Portanto, saiba quando deve usar hashtags em alta e quando deve prezar pela “exclusividade”. Por exemplo, se a Nike estiver lançando um novo calçado chamado Cross Trainer, ela pode considerar o uso de #NikeCrossTrainer em vez de apenas #CrossTrainer. Para cada objetivo, uma estratégia específica.

Outra estratégia interessante é tornar a sua hashtag conversacional. Por exemplo, se a sua campanha estimula que as clientes compartilhem uma foto vestindo sua nova coleção de roupas femininas, nada melhor do que fazer isso utilizando uma hashtag específica, não é? Se a sua loja de roupas se chama #LookdoDia, os consumidores devem postar na conta pessoal uma foto com a roupa do seu empreendimento utilizando a hashtag #EudeLookdoDia .

Isso gera engajamento, tornando a hashtag conversacional. 

Hashtags permitem criatividade sem limites, mas tudo dentro de um contexto, estudo e estratégia.


Utilize as funções do Instagram ao seu favor


Nos insights do seu post é possível ver quantas pessoas chegaram ao seu conteúdo através de uma hashtag que você utilizou. Fazer esse acompanhamento é de extrema importância, pois permite que seja feita uma análise do quanto suas escolhas foram ou não funcionais. 

Além disso, fique atento à quantas hashtags você está utilizando. É possível usar um limite de 30 hashtags por postagem. Mas isso não significa que você deve usar todas elas. Segundo estudo realizado pela SocialFresh, é recomendado o uso de, no máximo, 10 por postagem. Mas, mesmo assim, não significa que você deve utilizar essa quantidade todas as vezes que postar algo. Mais valem cinco hashtags estratégicas do que 10 aleatórias, que só abrangem demais o seu negócio e não focam no que realmente importa: potenciais consumidores dos seus produtos ou serviços. 


Conclusão


Planeje uma campanha com cautela, analisando as palavras-chave em alta para aumentar o tráfego e as taxas de conversões do seu negócio. 

Fica evidente, portanto, que as hashtags são métricas que permitem medir a popularidade do seu conteúdo e acompanhar postagens sobre um termo específico. Se combinadas com uma boa prática de uso, esse recurso pode aumentar o alcance do seu negócio nas redes sociais, principalmente no orgânico. Alguns aplicativos como o Tag It, Magnif For Instagram, Tags For Likes, Tags Dock, Tagomatic [entre vários outros], ajudam a verificar quais hashtags sobre determinado assunto estão em alta ou são mais usuais, porém, nada se compara a conhecer o próprio negócio e fazer bom uso da criatividade, encontrando sempre a melhor maneira de conquistar o tão almejado alcance para os posts. 

Estar atento às novidades no ambiente digital e acompanhar as consideráveis mudanças de comportamento do público consumidor, também são atitudes fundamentais para quem quer utilizar hashtags de forma totalmente estratégica.

Conte com uma equipe de profissionais experiente e atenta ao que há de melhor para o seu negócio, na internet. Fale conosco!

E se você gostou desse conteúdo, complemente a leitura e dá uma olhada em como atrair mais clientes com o marketing digital.

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