Descubra os melhores horários para postar no Instagram
B O R D A

Carregando...

Descubra os melhores horários para postar no Instagram

Uma dúvida muito comum entre os usuários das redes sociais é saber quais são os melhores horários para postar e, com isso, aumentar o alcance do conteúdo. O uso das redes sociais é fundamental para as estratégias de marketing, mas nada mais frustrante do que produzir um ótimo material e não conseguir resultados, não é? Além de atentar-se em como criar um post de sucesso para o Instagram, também é necessário entender a logística dessa rede social, pois uma das soluções para melhorar o engajamento é ter uma base de quais são os melhores horários para postar o seu conteúdo e fazer com que ele chegue ao máximo de pessoas.

O fato é: Não existe um horário padrão que vai trazer números do dia para noite. Isso porque, cada empresa e cada conteúdo tem metas e objetivos específicos, o que interfere diretamente no interesse do público. Por exemplo, é impossível uma loja de brinquedos postar algo no mesmo horário de uma loja que vende produtos para estética facial de pessoas acima dos 40 anos de idade. São públicos diferentes e conteúdos muito específicos. Portanto, diversos fatores relacionados ao perfil dos seus seguidores podem interferir no horário ideal para postagens nas redes sociais. Tenha em mente que personas diferentes têm hábitos diferentes. 

Por essa razão, é fundamental conhecer e entender o cotidiano da sua audiência. Se o público-alvo é formado por adolescentes do ensino médio, por exemplo, é provável que o melhor momento para postar seja antes e depois dos horários escolares.


E como esses horários funcionam?


Os horários mudam de acordo com os dias da semana. Muitas dessas mudanças podem ser analisadas por motivos óbvios (dificilmente um post em uma sexta-feira à noite resultará em um bom engajamento, tendo em vista que as pessoas estão relaxando, saindo para passear, etc). Porém, claro, isso jamais será uma regra: o perfil da sua audiência pode muito bem ser a exceção, diferenciando-se por assimilar melhor os conteúdos exatamente em uma sexta-feira à noite. 

Logo, estar atento aos números, ou seja, aos horários de insight dos seus posts, é um grande diferencial. Além de, claro, saber exatamente com quem você está se comunicando e considerar o seu nicho (se o seu negócio é um bar, claro que o melhor horário para postar será o de funcionamento do estabelecimento, por exemplo).

É preciso também estar atento ao que está acontecendo no mundo, pois isso pode ajudar a determinar os melhores horários para postar no Instagram. Por exemplo, as Olimpíadas aconteceram de madrugada e a internet inteira comentou sobre os principais jogos, mesmo estando fora dos horários de pico habituais. Então, bingo! Hora de aproveitar a movimentação online e entregar um conteúdo interessante. Se der pra unir os seus serviços ao assunto em alta, melhor ainda! Tudo vai (também!) da criatividade.


Se não existe um padrão, há uma base de melhores horários para postar?


Apesar de não existir um padrão, um estudo da Sprout Social levou em consideração a base global de usuários do Instagram e disponibilizou uma tabela de horários de pico na rede social durante os anos de 2020 e 2021. Pode não ser exatamente o seu horário ideal, mas é um ótimo referencial para que você possa dar início à sua estratégia, até entender as particularidades do seu público alvo: 


Na tabela, podemos ver que a cor mais clara significa engajamento mais baixo e a mais escura, engajamento mais alto. 


Dias da semana:

 

Segunda-feira: depois das 10h às 12h

Terça–feira: das 11h às 14h

Quarta-feira: entre 10h e 12h

Quinta-feira: às 11h

Sexta-feira: 11h às 12h

Sábado: 10h às 12h

Domingo: sem melhor horário


Melhor dia: Terça-feira

Pior dia: Domingo


No gráfico, é possível identificar que os usuários da rede social têm acessado muito mais o Instagram entre o horário do café da manhã e almoço. Este, além de ser o horário de pico, é quando se tem pausas na rotina diária (trabalho, escola, etc). Outro ponto importante levantado pela pesquisa é que às 9h da sexta-feira os posts geram um bom engajamento também. Além disso, os números revelam bons resultados entre 14h e 17h nas quartas-feiras e 19h nas terças. 


Conclusão 


O fato é que diferentes fatores relacionados ao perfil dos seguidores podem interferir no horário ideal para postagens no Instagram. Logo, o melhor momento para “liberar” aquele post super bem planejado, sempre será o que a maioria dos seus seguidores ou visitantes estiver online, e isso só é possível de ser identificado quando se conhece bem o seu público-alvo. 

Assim, podemos concluir que até o que parece simples (como o ato de postar no Instagram) precisa ser feito com base em estratégias, números e metas. Buscar engajamento, visualizações, curtidas e performance em um post, por mais incrível que ele seja, depende diretamente do alcance. E se não existe uma fórmula para conseguir bons números, existem meios de chegar às pessoas certas no momento em que elas mais precisam do seu conteúdo.

Esse texto te ajudou? Confere então quais funções o Instagram irá priorizar em 2022 e cresça muito mais com base em escolhas que façam sentido para o seu negócio. Ah, e se você quer explorar o Instagram de modo profissional e estratégico, nada como um investimento inteligente e assertivo para contribuir com todo o processo. Fale conosco, podemos te ajudar!

Compartilhar:

Precisando de ajuda no digital?

SOLICITAR ORÇAMENTO INICIE UMA CONVERSA

Soluções em Destaque

Eficiência para a sua urgência de resultados.

Redes Sociais

Atraia e fidelize o público certo com redes sociais bem planejadas.

Saiba Mais

Produção de Conteúdo

Seja referência na sua área de atuação. Atraia visitantes e converta-os em clientes.

Saiba Mais

Gestão de Redes Sociais

Análise e acompanhamento das suas redes sociais

Saiba Mais

Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar, você aceita a nossa política de privacidade.