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Atraia, converta e encante clientes: conheça o Inbound Marketing

Inbound marketing é uma concepção do marketing digital focada em converter, atrair e encantar os clientes. O “marketing de atração” ou “marketing de entrada” (tradução literal), como também é chamado o Inbound, caminha distante do conceito tradicional de publicidade, possibilitando uma mais eficaz conexão da marca com o público alvo por meio do Marketing de Conteúdo, SEO, e estratégias nas redes sociais. 


De maneira mais simples, o Inbound Marketing é um conjunto de estratégias baseadas na criação de conteúdo voltado para um público específico, comunicando de forma direta e encantando, construindo relações mais duradouras. 

Através do Inbound, o cliente chega até a sua empresa atraído por uma mensagem específica. Com essa primeira aproximação, torna-se mais fácil manter a pessoa perto de você, ganhando a confiança, encantando, ajudando. 

Na estratégia de Inbound, o cliente que procura a empresa, isso é o que chamamos de “atração”. 

Simplificando ainda mais, confira as principais características do Inbound Marketing:


  1. Marca e cliente se engajam em discussões e iniciativas, o que torna a interação aberta e constante;
  2. A mensagem da marca é transmitida de forma contínua, nos momentos mais oportunos para que tal comunicação aconteça;
  3. A partir de um relacionamento de confiança criado pela constante geração de valores, o engajamento torna-se maior. 


Com o Inbound Marketing, você atrai o cliente ideal através da criação e disseminação de conteúdo de valor, contribuindo de forma positiva com o dia a dia das pessoas. Por isso, atenção para os benefícios de utilizá-lo:


1 - Persuasão. Através de conteúdo estratégico, as pessoas são atraídas para a sua marca de forma natural e passiva. Imagine-se segurando um ímã gigante, apontando para uma comunidade consumidora direta dos seus produtos ou serviços: é isso. 

2 - Proximidade. Com o Inbound, é possível estabelecer um relacionamento mais próximo com os seus clientes, encantando-os, tornando a comunicação mais amigável, fidelizando o seu público. 

3 - Encurtar o ciclo de vendas. Todo o processo do funil de vendas pode ser encurtado de forma considerável. Atraia os clientes em “linha reta”, sem obstáculos. Quando eles chegarem até você, construa uma relação de consumo. 

4 - Diminuição dos custos. Sem estratégias mais elaboradas e atraindo em “linha reta”, o tempo de persuasão torna-se menor, o que resulta em menos custos. 

5 - Mensuração de resultados. E em tempo real! Com o Inbound Marketing, é possível controlar melhor as suas estratégias, observando quais delas obtiveram melhor êxito. 

6 - Ticket médio maior. Leads qualificados e bem informados durante o processo de venda se sentem mais confiantes para comprar. 

7 - Conquista. Lojas virtuais que adotam uma estratégia de SEO (muito utilizada no contexto do Inbound) conquistam 13,2 vezes mais visitantes e 5,7 vezes mais clientes em comparação com os e-commerces não otimizados com SEO. (E-commerce Trends, 2017). 


Para desfrutar de todas essas vantagens é preciso, antes de tudo, caprichar nos processos. No Inbound, a tarefa é objetiva: atrair, converter, vender, encantar. 


Na etapa de atração, a meta é construir uma audiência de qualidade. Estranhos devem se tornar visitantes frequentes, por meio de conteúdo de qualidade, estratégico e direcionado. 

Na conversão, o objetivo é transformar a audiência em leads qualificados, ou seja, potenciais clientes. 

A tão almejada venda vem depois de todo o esforço: hora de observar quais leads qualificados (depois de nutridos) estão prontos para a compra. Esteja atento(a) às oportunidades!

Chega o momento de encantar. Afinal, a relação do cliente não termina depois da compra, ela está apenas começando! Quando você encanta o cliente, ele torna-se “promotor” da sua marca, o que chamamos de marketing de referência. Chega o momento em que ele compartilha os seus serviços, conta para a família e amigos e distribui as suas informações, além de tornar-se consumidor assíduo. 


CONCLUSÃO


No Inbound Marketing, o funil de vendas funciona de forma especial: o topo é o aprendizado e descoberta, o meio é a consideração e intenção, o fundo é a avaliação e decisão. No início, a persona talvez nem saiba que precisa comprar algo, e é aí que você precisa encantar, convencê-la de que o seu produto/serviço é, de fato, incrível (e que vai ajudá-la de maneira imperdível e inadiável). 

Portanto, criar o conteúdo certo para o seu público-alvo requer conhecimento, atenção, estudos e levantamentos. A qualidade dos seus produtos ou serviços são um diferencial imenso, claro. Mas a forma como você os vende na internet será sempre a sua primeira impressão, a atração.

Conte com profissionais experientes na área e coloque o Inbound Marketing em prática, destacando-se da concorrência!


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