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O que é SEO, como funciona e como ele pode ajudar o seu negócio.

É difícil encontrar alguém hoje que nunca tenha usado o Google para realizar uma pesquisa. Com uma demanda tão alta, qual empresa não sonha em ficar no topo das pesquisas do Google, não é? E isso é perfeitamente possível. O conjunto de técnicas que posiciona uma página nos primeiros resultados das pesquisas, é o que chamamos de SEO.

Mas, afinal, como o SEO funciona e o que ele tem a ver com o seu negócio? Se você é uma empresa ou profissional que está buscando espaço na internet, não pode ignorar essas poderosas técnicas para um rankeamento eficaz e ter uma presença digital cada vez mais sólida.


O que é SEO?


Traduzido, SEO (Search Engine Optimization) significa: Otimização para mecanismos de busca. O SEO tem como principal função usar técnicas para rankear o posicionamento do seu site entre os primeiros lugares nos resultados de pesquisa dos motores de busca, em especial o Google.


O Google tenta rastrear todo o conteúdo publicado na internet. Dessa maneira, é simples imaginar que haverá muita concorrência para aparecer nos primeiros resultados da pesquisa. Então, como se diferenciar dos concorrentes e estar à frente deles?

É aí onde entram as estratégias de SEO, para que haja uma influência positiva da interpretação do Google não apenas do seu conteúdo, mas de outros fatores determinantes que farão você ser referência na sua área de atuação.


Mas, como o Google funciona?


O Google, sem dúvidas, é a maior autoridade no mundo, quando o assunto é “motor” de buscas. O domínio é muito grande e os avanços tecnológicos estão sendo experimentados e implementados a todo instante, sempre buscando a melhor experiência possível dos usuários, a exemplo de inteligência artificial, como no Google Assistente e Google Duplex, que permite uma conversa fluida por comando de voz com o buscador. 

São milhares de fatores de rankeamento na plataforma, mas estes são os principais pilares de funcionamento do motor de busca do google:


1- Rastreamento


A primeira tarefa do Google é rastrear os conteúdos que são publicados na internet, guardando informações publicadas em suas páginas e aprendendo sobre o que cada uma pode oferecer para apresentar aos usuários que estão buscando por termos ou assuntos relacionados.


2- Entrega de Resultados


Após o aprendizado e armazenamento, é hora de processar as informações do banco de dados, combinar e entregar a melhor experiência possível para os usuários que estão buscando, ou seja, quanto mais seu conteúdo resolver problemas, melhor será o seu rankeamento, pois a chance de suas páginas serem visitadas em maior número serão maiores e este será um fator determinante no seu posicionamento. É por isso que o Marketing de Conteúdo é indispensável na sua estratégia de SEO.


Entender estes 2 pilares são fundamentais para um bom rankeamento. Mas isto é apenas o começo. Há uma longa jornada e estratégias que se aplicadas corretamente, farão muita diferença, trazendo grandes resultados a médio e longo prazo. O trabalho de SEO é profundo e exige várias frentes em todo o processo.



Técnicas de Seo


  1. Criação de Conteúdo
  2. Seo Onpage
  3. Construção de Autoridade
  4. Experiência do Usuário


1- Criação de Conteúdo


O foco dessa tarefa está totalmente voltado a entregar informações relevantes de forma estratégica para os usuários, resolvendo cada vez mais os problemas que as pessoas venham a ter. Existem várias técnicas e foco para essa tarefa:


  • Qualidade do conteúdo
  • Facilidade de leitura
  • Relevância dos termos buscados e do resultado apresentado
  • Facilidade de entendimento
  • Boa hierarquia e cronologia das informações


2- Seo Onpage


São as estratégias voltadas para a configuração do código-fonte do seu site, mantendo uma boa estrutura de cabeçalhos, parágrafos, listas, nomes e atributos de imagens, além da semântica das tags entre outros pontos que serão fundamentais na construção desse processo de rankeamento positivo na hora de entrega de resultados no google.


Digamos que o Google faz uma leitura não apenas do seu conteúdo, mas também de como está a estrutura do seu código-fonte, ou seja, como as páginas do seu site foram escritas, pensando sempre na melhor experiência possível do usuário. Mais uma vez, ajude a resolver problemas e serás bem rankeado. 


Um site mal estruturado em sua codificação, que apresenta falhas quando o usuário acessa, além de oferecer uma experiência ruim para as pessoas, fará com que o Google não priorize a sua página, consequentemente a sua empresa, tornando a sua presença online ineficaz.


3- Construção de Autoridade


Quando falamos em autoridade, estamos dizendo que sua empresa será referência em determinado assunto, produto ou serviço. 

Essa autoridade gera um enorme impacto positivo e há várias frentes para essa construção, como:


  • Focar em seu público-alvo
  • Definir a sua persona
  • Investir em Redes Sociais
  • Investir em um canal de atendimento oficial da empresa
  • Dedicação a Marketing de Conteúdo
  • Investimento em técnicas de SEO
  • Destravar o seu e-mail marketing e começar a relacionar-se
  • Entre várias outras


4- Experiência do Usuário


A experiência do usuário envolve os pontos de contato de um potencial cliente com os elementos e ferramentas que a sua marca fornece, sendo desde ferramentas digitais, a serviços e produtos. Qual o principal objetivo se você tem uma loja virtual? A resposta deveria ser simples: Vender!



Mas pense um pouco: 


  • Seu site demora para carregar?
  • Seu site oferece fácil navegação?
  • Seu site oferece uma versão mobile (adaptável para celulares)?
  • Seu site oferece funcionalidades intuitivas e que resolvam os problemas, desejos, emoções ou impulsos do usuário?


Se a resposta for NÃO para alguma pergunta ou para a maioria delas, você precisa parar e refletir sobre essas questões rapidamente.


Seu site ou loja virtual, redes sociais e demais ferramentas que oferecem algum contato com clientes e potenciais clientes, precisam oferecer uma experiência agradável, fácil e prazerosa. 


Alguns benefícios que uma boa experiência dos usuários pode trazer para o seu negócio:


  • Boa reputação
  • Conversão de visitantes em clientes
  • Compartilhamento de informações na internet
  • Fidelização


Conclusão


Quando falamos de SEO, podemos perceber que é um tema bastante extenso, onde várias técnicas e frentes precisam ser consideradas, se o seu objetivo for, realmente, saltar na frente da concorrência. No final das contas, as principais técnicas a serem realizadas tem como principais objetivos resolver problemas e fornecer uma boa, senão excelente experiência para os usuários e, consequentemente, resultar na fidelização de clientes e retorno financeiro para a sua empresa.


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