Por que contar com um copywriter te ajuda a vender mais?
B O R D A

Carregando...

Por que contar com um copywriter te ajuda a vender mais?

O copywriter é um profissional com técnicas de escrita que resultam em uma comunicação mais assertiva, visando resultados imediatos e mensuráveis.

Logo, se você vai investir em marketing digital e quer resultados reais a curto, médio e longo prazo, esse profissional faz toda a diferença: ele irá criar o seu conteúdo e conceito visando objetivos específicos, que devem atingir diretamente o seu público-alvo, gerando resultados que variam da venda à visibilidade e fortalecimento da sua marca.

Esse profissional vai muito além de alguém que escreve bem, pois utiliza alguns princípios da psicologia no momento das vendas. São os gatilhos mentais, que dizem respeito a alguns aspectos que influenciam diretamente na tomada de decisão das pessoas, no momento da compra.



Para ser aplicada, a técnica do gatilho deve contar diretamente com profissionais capacitados no “copy”, pois utilizam estratégias fundamentais no processo de alcance dos seus produtos ou serviços. Conheça alguns dos principais gatilhos: 


Gatilho mental da reciprocidade 


Quantas vezes você recebeu um convite ou um presente de alguém e se viu obrigado a retribuir, depois? 

Pois é, no mundo dos negócios, gentileza também gera gentileza. Por exemplo, quando um negócio digital gera conteúdo de valor, que é criativo, gratuito e ajuda as pessoas de alguma maneira, quem consome o material sente que deve retribuir o “favor”. O empreendedor, por sua vez, não deve enxergar como um favor, e sim como uma estratégia de vendas eficaz.

Afinal, é importante que o lead não se sinta manipulado, e é aí que um copywriter entra, fazendo todo o processo funcionar!


Gatilho mental da aprovação social


Esse gatilho diz que, quanto mais pessoas realizam determinada ação, mais a ação é considerada correta ou de qualidade pela sociedade. E quem comprova a afirmação é a ciência: estudos comprovam que, por mais que lutemos para não sermos “manipulados”, de uma maneira ou de outra, quando determinado produto ganha popularidade, queremos consumí-lo, nem que seja por curiosidade.

No marketing digital, por exemplo, citar que o seu produto cresceu x% e divulgar esse crescimento, desperta o interesse de muita gente.


Gatilho mental da afeição/afinidade


Nós tendemos a criar vínculos com o que/quem nos identificamos, certo?

No marketing, surge a necessidade de conhecer profundamente o seu público-alvo, para que a comunicação, linguagem e imagens a serem utilizadas no seu conteúdo, possam ser assertivas. Criar laços com o seu público é fundamental, pois fortalece a sua marca e a torna referência na área de atuação. Criar esse relacionamento é um trabalho criteriosamente realizado por um copywriter.


Gatilho mental da autoridade


Quando uma empresa já possui credibilidade dentro do mercado, o público sente mais confiança em consumir seus produtos ou serviços. 

A autoridade online é gerada através de boas práticas de SEO, posicionando a sua empresa nas buscas do Google. O processo de construção da sua marca demanda esforço, mas quando ela está pronta para voar, o céu é o limite!


Gatilho mental da escassez


Esse é um dos mais poderosos que existe. Sabe aquela oportunidade que está prestes a acabar? Trata-se disso. Tudo que o nosso cérebro entende como urgência nos faz tomar decisões de forma muito mais rápida e isso também funciona no momento da compra. 

A técnica é de extrema importância, mas precisa ser aplicada da maneira correta. Um copywriter vai poder te ajudar.



Para aplicar esses gatilhos, é necessário ter conhecimento de boas práticas de copywriter. Um bom copy depende de vários elementos para que, em conjunto, funcionem. A credibilidade é um deles. Nele, é necessário explorar os princípios de autoridade e aprovação social, gerando autoridade e conhecimento em todas as informações que são transmitidas. Com números, pesquisas e até depoimentos de clientes, você prova que a sua empresa entende do que está fazendo, passando segurança para que as pessoas consumam os seus produtos e serviços tranquilamente. 

Ah, e quando errar, uma retratação pública é importante. Assumir erros é extremamente importante nesse processo!

Além disso, um bom copywriter conhece a técnica de storytelling, que é a utilização de recursos que prendem a atenção do leitor, oferecendo um enredo rico e envolvente.


Conclusão


No mais, é importante lembrar que o diálogo com o cliente sempre será o início de um relacionamento, portanto, devem ser oferecidas vantagens, conteúdos exclusivos e serviço, convocando o gatilho da reciprocidade. Afinal, se você quer o seu público ali, interagindo e consumindo a sua marca, você precisa oferecer valor em troca, certo? E isso é perfeitamente possível através de um conteúdo de qualidade, criativo, claro e eficaz.

Focar no leitor e em suas necessidades, será sempre um grande diferencial. Entregar um conteúdo pobre, sem relevância para a persona, precipitado e sem foco/direcionamento, vai fazer com que a sua empresa se perca na estratégia e ainda passe uma imagem totalmente equivocada da sua missão, valores e visão. Conte com profissionais especializados na área e destaque-se da concorrência.


Esse conteúdo te ajudou? Aproveite e entenda porque planejar com ferramentas digitais faz toda a diferença no crescimento do seu negócio.

Compartilhar:

Precisando de ajuda no digital?

SOLICITAR ORÇAMENTO INICIE UMA CONVERSA

Soluções em Destaque

Eficiência para a sua urgência de resultados.

Marketing de Conteúdo

Tire todas as suas dúvidas e liberte o seu time para criar qualificadamente

Saiba Mais

Redes Sociais

Atraia e fidelize o público certo com redes sociais bem planejadas.

Saiba Mais

Marketing Digital

Melhore os resultados do seu negócio no digital com estratégias que se adequam às necessidades do seu público.

Saiba Mais

Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar, você aceita a nossa política de privacidade.