Como usar as redes sociais para conquistar mais clientes?
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Como usar as redes sociais para conquistar mais clientes?

Se você está lendo esse conteúdo já deve estar ciente de que as redes sociais são ferramentas poderosas no processo de construção e fortalecimento da marca da sua empresa. Para se ter uma ideia, o relatório Digital in 2020, feito pela We Are Social em parceria com a Hootsuite, apontou que 66% da população brasileira é usuária das redes sociais. Acha pouco? não se engane: essa porcentagem representa mais de 140 milhões de usuários ativos.

Com tantos usuários ativos simultaneamente e o tempo todo, é impossível sua empresa não fazer parte do circuito. Mas não basta só abrir uma conta em redes sociais aleatórias, escolher qualquer imagem para o perfil e seguir em frente: estamos falando de estratégias e posicionamento da sua empresa na internet. Logo, aprender como conquistar mais clientes através das mídias sociais é uma das habilidades mais importantes que um empreendedor pode adquirir!

Confira algumas dicas importantes e use as redes sociais de forma estratégica para conquistar retorno direto aos seus negócios: 


1 - Atente-se aos canais de comunicação


Cada rede social tem sua funcionalidade específica. Sim, nem tudo que se encaixa bem em uma, funcionará na outra. E isso inclui imagens, textos, linguagem, entre vários outros elementos que fazem parte de uma produção de conteúdo estratégica. É fundamental entender as particularidades de cada rede social; o Instagram tem um perfil mais coloquial, onde cabe sim o institucional e a seriedade, mas também há o público que consome puro entretenimento: vídeos curtos, bastidores do seu negócio, cotidiano, memes, ganchos com assuntos mais comentados - que agreguem valor à sua informação - etc. O Youtube, por sua vez, é uma das redes mais consumidas. Nele, é possível explorar vídeos em diversos formatos, como séries, entrevistas, conteúdo sobre como fazer algo e muito mais. O Facebook é uma ferramenta que pode reforçar a presença digital da sua empresa por meio da interação com seus clientes, além de todo o aparato que a rede social oferece no quesito “call to action”, facilitando o contato entre interessados nos seus produtos ou serviços com o atendimento da sua empresa. 

O Twitter é uma excelente plataforma para publicidade: a rede é dinâmica e atualizada, sendo um dos melhores sites para difundir conteúdo de forma mais simples, criando engajamento com os seus seguidores. O Linkedin também é super importante: ele mostra autoridade empresarial, promove a empresa e os funcionários que fazem parte dela, capta novos clientes, constrói relacionamentos profissionais, mostra as principais tendências do mercado e dispõe de toda uma cultura de aprendizado.


2 - Canal escolhido, comunicação de qualidade!


Você não precisa compartilhar apenas temas empresariais/institucionais, você pode - e deve! - diversificar com temas associados e oferecer conteúdo de valor, que ajude as pessoas de alguma maneira, tire suas dúvidas, entregue informação gratuita e importante, mesmo que o teor seja voltado para o seu segmento. O que importa é não burocratizar demais e entender que o espaço das redes sociais é feito por usuários que sim, procuram serviços, mas que também buscam se informar sobre determinado assunto. É ajudando essas pessoas que você se aproxima delas e gera o alcance da sua marca, além de repercutir o seu conteúdo nas mídias e captar cada vez mais interessados na sua empresa. 

Por exemplo: tem uma loja de roupas? Compartilhe conteúdos de moda, tendências para o verão, faça um post das dúvidas mais recorrentes dos seus clientes, etc. Preocupe-se sempre em oferecer qualidade, tanto em texto quanto em imagem; lembre-se que as redes sociais são universos muito ‘visuais’, onde a criatividade aliada à qualidade faz toda a diferença e gera credibilidade e profissionalismo para o seu negócio.

Logo, nada de criar um conteúdo qualquer com uma arte ou vídeo feitos de qualquer jeito, ok? Foco, conhecimento prévio do público alvo e objetivo a ser alcançado com determinado material não podem faltar, além de, sempre, profissionalismo no que é entregue aos usuários da rede.


3 - Canais de venda


Dependendo do seu objetivo, lembre-se que o marketing digital é um grupo de estratégias que, unidas e bem realizadas, geram os resultados que você espera. Tem uma loja de roupas e quer vender somente pelo Instagram? É preciso ser analisado se um site ou a gestão de tráfego são imprescindíveis nesse processo, para que os resultados sejam mais rápidos e a meta seja batida. Como falamos, cada rede social apresenta características específicas e não é só expor a foto do seu produto que você irá vender: é necessário que haja um conjunto de estratégias por trás, que vão do “pensar conteúdo” ao “entregar o conteúdo” e “analisar a performance do material”. Para evitar frustrações, é sempre importante buscar profissionais do marketing digital para que eles possam elaborar a melhor estratégia para o seu negócio e colocá-la em prática com profissionalismo e lucidez. 


4 - Gestão


Existem várias ferramentas que podem te auxiliar na gestão das suas redes sociais. Nelas, é possível programar as postagens, analisar as hashtags do momento, medir o alcance das páginas, avaliar o engajamento e ainda gerar relatórios. Porém, de nada adianta dominar essas ferramentas e não contar com um conteúdo de qualidade para inserir nelas, correto? 


5 - Público-alvo


É indispensável saber com quem você conversa e para quem o seu conteúdo deve ser entregue. Se você vende alimentos veganos, ou seja, que não contém ingredientes de origem animal em sua composição, porque o seu conteúdo deveria chegar aos que comem carne? Para gerar algum tipo de conscientização? Ótimo! E como será a venda deste produto? Não seria melhor destinar posts diferentes - venda e conscientização - com objetivos diferentes? Defina o seu foco em cada detalhe!

Não vá atrás das pessoas erradas, afinal, definir seu público-alvo é o primeiro e mais importante passo de qualquer empresa ou negócio em direção ao sucesso, principalmente quando se está começando.


Conclusão


Conquistar mais clientes na internet através das redes sociais é um trabalho que não acontece da noite para o dia. Já falamos aqui sobre o processo de fortalecimento da sua marca através da criação de conteúdos de qualidade , mas será que é mesmo só isso? Escolher o seu canal de venda e identificar oportunidades em cada rede social é extremamente importante, e não estamos aqui te falando para usar todas de uma vez, pelo contrário: seja seletivo, pois é só conhecendo como cada rede social funciona e em qual delas o seu público-alvo está que você irá conseguir dialogar com as pessoas certas e atingir o que todo empresário almeja: resultados reais.

O conteúdo ajudou você? Complemente a leitura com as 5 estratégias para gerar mais leads no Instagram ou fale conosco, podemos te ajudar a crescer através das suas redes sociais!


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