Confira as 10 redes sociais mais utilizadas pelas empresas no Brasil em 2022
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Confira as 10 redes sociais mais utilizadas pelas empresas no Brasil em 2022

As plataformas digitais já são consideradas como um dos principais meios de relacionamento com os clientes. Afinal, se tantas pessoas estão online ao mesmo tempo, interagindo e consumindo conteúdos, é claro que as marcas buscam estar presentes também nas redes sociais, certo? E essa presença não acontece por acaso. Empresas referência no mercado contam com times de marketing para identificar quais estratégias devem ser adotadas em cada perfil de negócio. Nesse processo, faz parte apontar quais redes sociais fazem mais sentido para determinada área de atuação, sempre no intuito de vender mais e fidelizar clientes.


Para entender melhor o impacto das redes sociais nas empresas, verificar tendências e principais práticas adotadas pelos negócios no Brasil, a We Are Social e Hootsuite, em relatório levantado no segundo semestre de 2021, identificou que, quando se trata de redes sociais como meio de divulgação e marketing, o Facebook continua reinando em primeiro lugar, sendo ainda responsável por outras 3 redes sociais mais utilizadas no Brasil. De acordo com a pesquisa, as dez redes sociais mais utilizadas pelas empresas no Brasil, desde junho do ano passado, são:


1. Facebook (130 mi)

2. YouTube (127 mi)

3. WhatsApp (120 mi)

4. Instagram (110 mi)

5. Facebook Messenger (77 mi)

6. LinkedIn (51 mi)

7. Pinterest (46 mi)

8. Twitter (17 mi)

9. TikTok (16 mi)

10. Snapchat (8,8 mi)


>> Leia também: 6 Tendências de conteúdo visual para marketing digital em 2022


Apesar de serem as redes sociais mais utilizadas pelas empresas atualmente, não significa que você deva lançar mão de todas elas. É necessário que haja um estudo do seu modelo de negócio, com o objetivo de identificar onde o seu público-alvo está. Não adianta investir no Youtube se não há uma estratégia por trás, concorda? Não é sobre quantidade, é e sempre será sobre qualidade e otimização nos processos. 

Para compreender melhor o perfil das cinco primeiro colocadas da lista acima, continue a leitura!


1 - Facebook

A rede social retomou o primeiro lugar em 2020 e se manteve na mesma posição no ranking. O fato é que, mesmo com os resultados bastante positivos, muita gente ainda subestima os resultados que a ferramenta pode oferecer. São mais de 2,85 bilhões de contas ativas no mundo inteiro, sendo 130 milhões delas brasileiras.

O que pode explicar a preferência é a versatilidade da rede social, que oferece inúmeras possibilidades de análise de métricas. É tanto que o Facebook vem sendo muito mais utilizado pelo mundo dos negócios do que por quem quer apenas interagir e ter uma conta pessoal.


2 - Youtube

O YouTube é a principal rede social de vídeos online da atualidade, com mais de 2,3 bilhões de usuários ativos e mais de 1 bilhão de horas de vídeos visualizados diariamente. Recentemente, reforçando seu lado rede social, o YouTube melhorou seu sistema de hashtags. Sem dúvida alguma, se faz sentido para o seu negócio, vale investir na rede social como forma de distribuir conteúdo de forma criativa e estratégica.


3 - WhatsApp

O “zap” do tiozão vai ao “Whats” do jovem. Todo mundo usa. Para as empresas, a ferramenta tornou-se uma “mão na roda”, facilitando a comunicação entre os membros do time. Algumas operadoras permitem o uso ilimitado do aplicativo, sem debitar do consumo do pacote de dados. Por isso, muita gente se informa através dele. Uma estimativa bem realista aponta que 120 milhões de brasileiros tenham conta no Whats. O WhatsApp também é bastante utilizado como estratégia digital, o que deve ser feito de forma moderada e inteligente. Um time especialista pode te orientar melhor sobre o assunto. 


4 - Instagram

De acordo com o levantamento realizado pela We Are Social e Hootsuite, o Insta é a 4ª rede social mais acessada no Brasil desde o ano passado, com 110 milhões de usuários. Claro que isso torna a ferramenta um ambiente fértil para a presença das empresas, que buscam oferecer atrativos para os usuários.

O Instagram já mudou bastante desde 2012, quando foi comprado pelo Facebook – que pagou 1 bilhão de dólares pela transação. Hoje é possível analisar métricas e insights de forma detalhada, além de utilizar de vários recursos para gerar alcance para a sua marca. O público do Instagram é gigantesco e abrange todas as idades. No entanto, a maior parte dos usuários da plataforma são os mais jovens.


>> Leia também: Instagram pode lançar versão de stories pagos 


5 - Facebook Messenger 

O Messenger é uma ferramenta de mensagens instantâneas que foi incorporada ao Facebook em em 2011 e separada da plataforma em 2016. Com isso, o download do aplicativo tornou-se obrigatório para quem deseja conversar no “chat” do Facebook. Para empresas, o Messenger possui alguns recursos interessantes, como bots e respostas inteligentes. Além disso, o aplicativo oferece também troca rápida de mensagens e arquivos de mídia, tempo de resposta reduzido, alto envolvimento (boa taxa de abertura e de cliques) e botões de CTA, que ajudam a melhorar o funil de vendas do seu negócio. 

O Facebook Messenger também possibilita integração com o site, não havendo necessidade de instalar e configurar um chat online.

Para as empresas, uma excelente opção na estratégia digital como um todo.


E quais são as redes sociais mais usadas no mundo?

No mesmo relatório, a We Are Social e Hootsuite também levantaram quais são as redes sociais mais utilizadas no mundo dos negócios, a nível global. Confira:



Se existem tantas possibilidades, é claro que você deseja fazer uso das melhores opções possíveis para expandir o alcance da sua marca, não é? A gente sabe disso. Por isso, entendendo que muitas redes sociais, a exemplo do próprio Instagram, priorizam conteúdos em vídeo, preparamos para você um e-book com leitura simples, fluída e direta, para que o audiovisual faça parte da sua estratégia digital de forma profissional e super funcional.



Se quer saber mais sobre como as redes sociais podem contribuir com o crescimento do seu negócio na internet, entre em contato conosco, é sempre um prazer te ajudar!

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