SMO: Reduza custos, otimize o conteúdo das redes sociais do seu negócio e seja visto
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SMO: Reduza custos, otimize o conteúdo das redes sociais do seu negócio e seja visto

A ideia de que as redes sociais seriam “apenas uma fase” nunca esteve tão errada, concorda? O crescimento do uso dessas ferramentas é constante e os números comprovam isso. De acordo com um relatório da WeAreSocial, em parceria com a Hootsuite, atualmente, quase cinco bilhões de pessoas estão conectadas às redes sociais, o que representa mais da metade da população mundial. Se as pessoas não “desgrudam” do celular e utilizam as mídias até como mecanismos de busca (ao consultar quais são os melhores restaurantes, programação de eventos e médicos para exames de rotina), manter a sua marca fora desse “circuito” torna-se - quase - inviável.

Com todo esse poder, as redes sociais impactam novos públicos, contribuem com a construção de marcas e impulsionam vendas. Nesse contexto, várias estratégias são desenvolvidas com o objetivo de potencializar a comunicação entre empresas e usuários, por meio das redes sociais. Uma delas é a Social Media Optimization (SMO), um conceito que, se aplicado de forma correta, pode otimizar e maximizar os impactos positivos que o uso dessas ferramentas tendem a proporcionar ao seu negócio. Para empresas que buscam aporte nas redes sociais (levando-se em consideração que, dentro de uma estratégia de marketing digital, as mídias digitais são um importante suporte no processo de construção de marcas), além de proporcionar um certo patamar de alcance dos seus conteúdos, a “Otimização de Mídias Sociais” (tradução livre do termo SMO), faz com que esses conteúdos cheguem a públicos que realmente podem te interessar. Ou seja, não é só sobre ser visto, mas sobre ser encontrado e requisitado por quem quer [e pode!] consumir os seus produtos e/ou serviços.

Continue a leitura e entenda como essa importante estratégia pode funcionar na prática!


O que é SMO?


SMO é uma sigla utilizada para representar o termo ‘Social Media Optmization”, que significa “Otimização de Mídias Sociais”. Trata-se de um conjunto de técnicas utilizadas por profissionais do marketing digital para impulsionar as suas publicações nas redes sociais e consolidar a presença online da sua marca.

O objetivo principal dessa técnica é garantir a produção de um conteúdo que seja encontrado e engaje de maneira orgânica com o seu público-alvo. Nesse processo, é preciso entender que não existe fórmula para engajar com a sua audiência. Para lançar mão da estratégia, é preciso entender que, na prática, é necessário não desistir do seu conteúdo, investindo sempre em qualidade, palavras-chave e conhecimento. 

Neste contexto, para compreender melhor o que é SMO, você precisa entender que as redes sociais vêm se tornando ferramentas fundamentais nas estratégias de Marketing de Conteúdo executadas em todo o mundo, justamente por serem ambientes férteis para o diálogo com o público. Por outro lado, uma vez que tantas marcas fazem uso das ferramentas digitais para compartilhar publicações e divulgações, é inevitável um grande volume de produção de conteúdo, o que dificulta a elaboração de posts originais. Em meio a tantos posts e informações sendo entregues incessantemente, torna-se necessário produzir conteúdos que se destaquem dos do seu concorrente. Afinal, você não quer “bombardear” o seu público consumidor com informações que não sejam, de fato, interessantes, certo? 


Por que a sua marca precisa investir em SMO?


Impulsionar uma marca nas redes sociais, por mais simples que pareça, pode ser bastante desafiador. Com a concorrência se posicionando cada vez mais no meio digital, criar conteúdos que se destacam e conquistam o consumidor parece ser quase impossível. Porém, com as técnicas adequadas, conquistar o coração do seu público-alvo é perfeitamente alcançável. E, o melhor: te ajuda a fidelizar clientes!

Porém, é importante que você tenha em mente um fator: o alcance não tem nada a ver com grande exposição. Alcançar é chegar às pessoas certas, que se interessam em interagir com a sua marca e consumir o que ela tem a oferecer. Exposição é servir de “vitrine” para qualquer um que esteja passando. Como estamos falando do ambiente digital, tempo é, de fato, dinheiro! Se há investimento, ele precisa ser assertivo, ou seja, toda a sua produção deve atingir as pessoas certas. Portanto, produzir conteúdo pensando unicamente em exposição/visibilidade, pode não ser o melhor caminho. E esse pode ser um sério obstáculo, rumo às suas metas de vendas. Logo, qualidade não é quantidade. Um princípio básico de boas práticas nas redes sociais é entender que é a relevância do seu conteúdo que conta, não a quantidade de seguidores. Afinal, de que adianta contar com centenas de seguidores se poucos deles são seus clientes diretos? 

Entendendo que a qualidade deve estar acima de qualquer “necessidade” de ser visto, a estratégia de SMO é indispensável em sua abordagem de SEO. Os motivos são muitos, mas selecionamos os principais deles. Continue a leitura!


3 Benefícios de investir em Social Media Optimization


Alinhamento e originalidade de conteúdo 


O SMO promove um alinhamento geral do conteúdo, pois é por meio dele que torna-se possível elaborar ideias originais e diferenciadas para destacar-se da concorrência. Isso significa criar um planejamento de conteúdo adequado ao tipo de linguagem e público que a sua marca trabalha, assim, entregando um conteúdo que o seu público-alvo gosta de consumir. Criando um estilo próprio e investindo em linguagens que façam sentido para o seus consumidores/seguidores, você constrói uma identidade própria. Inspirar-se no que dá certo é sempre interessante, mas entender o que o seu cliente ideal gosta de consumir é um diferencial enorme, pois torna a sua empresa autêntica e humanizada. 

Nesse percurso, é preciso encontrar soluções inteligentes para garantir que o seu conteúdo seja consumido. Uma das alternativas para atingir esse objetivo é com a aplicação do SMO. Mas, lembre-se: é preciso definir seus objetivos de Social Media Marketing, ou seja, responder às perguntas: Por que, para que, para quem e com qual objetivo os seus conteúdos estão sendo produzidos. Toda marca tem os seus “macro” objetivos e as redes sociais são apenas um aporte. Portanto, elas precisam dialogar com os valores e metas da sua marca, alinhando-se à mensagem geral que você deseja transmitir. 


Redução do custo total para marketing em redes sociais


SMO é uma estratégia que reduz o custo total de investimento em marketing. É preciso entender que adotar novas ferramentas e técnicas não significa aumentar despesas. Qualquer orçamento que contemple o marketing e publicidade de uma marca deve agregar o uso em redes sociais.

Seja um acesso orgânico ou gerado por anúncios, o fato é que a aplicação dessa estratégia aumenta as chances de alguém ter interesse pelo conteúdo oferecido pela sua marca. Portanto, o retorno sobre investimento se torna maior, o que diminui o custo total do marketing voltado para as redes sociais.


Interação e engajamento com o público


A relação entre uma marca e o seu cliente é um fator fundamental para o sucesso de qualquer negócio. O público atual procura empresas que gerem identificação com os consumidores, o que exige das marcas estar em dia com as pautas sociais e dores/necessidades das pessoas. Diante disso, muitas empresas já investem em estratégias para se mostrarem acessíveis ao seu público-alvo, como conduzir uma escuta social para entender conversas relevantes, abrindo espaço para SAC e respondendo às perguntas. As redes sociais são ótimas ferramentas para criar esse tipo de relacionamento com os clientes. Como o objetivo do SMO é fazer com que os seus posts tenham mais interações, podemos dizer que a estratégia também aumenta as chances do seu post ser cada vez mais relevante. A interação não é só sobre número de curtidas, é uma troca importante com o público-alvo. Você soluciona a vida das pessoas com serviços e informações importantes e o receptor da mensagem engaja, consome a mensagem e a devolve por meio de uma ação. Assim, os algoritmos das redes sociais passam a entender que o seu perfil é relevante, entregando o seu conteúdo a mais pessoas que possam se interessar pelo que você tem a oferecer. O resultado? Autoridade e oportunidades de negócio.

Definir uma frequência de postagens ideal, encontrar bons horários para os posts, realizar testes constantes, “reutilizar” conteúdos estrategicamente (aprimorando posts que deram certo), incentivar a interação, utilizar palavras-chave, hashtags estratégicas, entre outros pontos, são algumas das técnicas de SMO que podem ser aplicadas organicamente, proporcionando um diferencial imenso no processo de alcance dos seus conteúdos. 


Conclusão


As técnicas de SMO são importantes para quem quer se destacar da concorrência e fisgar a atenção do consumidor. Não importa se a rede social mais utilizada em sua estratégia de Marketing Digital é o Pinterest, o Facebook, o Instagram ou outra. A utilização do conceito de SMO para guiar o gerenciamento da página é essencial para aumentar sua interação e engajamento, reduzir custos, alinhar e produzir conteúdos relevantes, alcançar e conquistar seu público.

A otimização é capaz de estreitar o relacionamento com o público e trazer maior eficiência para suas ações. Por isso, investir em estratégias de Social Media Optimization para garantir resultados cada vez melhores em suas redes sociais é o recomendado, mas você não pode esquecer que é preciso contar com uma equipe de profissionais qualificados para impulsionar a sua marca por meio dessas técnicas. Agende uma conversa, será um prazer te ajudar!

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