Tendências do marketing digital que vão bombar em 2022
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Tendências do marketing digital que vão bombar em 2022

Os efeitos da pandemia, desencadeada no início de 2020, mudaram as regras do jogo por tempo indeterminado. No marketing digital não é diferente. Se em 2021 os reflexos das mudanças de comportamento do público consumidor já foram uma realidade, em 2022, mais novidades começaram a surgir.

Isso porque, com o isolamento social, que perdurou durante meses, as pessoas se habituaram - mais do que nunca - a consumir pela internet. E não estamos falando do consumo só de produtos e serviços. A informação ganhou patamares ainda mais valiosos, quando o público passou a absorver conteúdo desenfreadamente. 

Por isso, com base na observação diária e com a ajuda de indicadores, a 20DASH, empresa de tecnologia que desenvolve experiências imersivas para grandes marcas, apontou algumas tendências que irão bombar ao longo de 2022. 

Antes de tudo, é preciso deixar claro que, para conseguir, de fato, inovar, é necessário estar atento (a) às tendências impostas pelo mercado para poder proporcionar experiências relevantes ao público consumidor, diante de todo e qualquer cenário. Acompanhar esse “ritmo” influencia positivamente nas decisões estratégicas da sua empresa, tornando o marketing digital do seu negócio cada vez mais assertivo e fiel ao que o seu empreendimento precisa, independente do momento em que ele esteja.


Principais tendências do marketing digital para 2022


Em meio às inúmeras mudanças, selecionamos oito das principais tendências que podem fazer sentido para as suas ações de marketing digital este ano. Confira abaixo!


1 - Marketing de influência 

Que os criadores de conteúdo influenciam os seguidores isso não é novidade. Porém, ultimamente, esse universo tem crescido bastante. Segundo dados do Instagram, 87% dos usuários se inspiram em influenciadores antes de efetuar uma compra. Ou seja, a perspectiva é que cada vez mais o marketing de influência se expanda. 

2 - Metaverso 

O metaverso é uma expectativa de todas as pessoas do meio digital. Experiências virtuais serão um tema grandioso no marketing em 2022. As marcas podem investir cada vez mais neste universo para alcançar novos públicos.

3 - Experiência por voz

De acordo com um estudo recente da Juniper Research, as transações do comércio por voz aumentarão US$ 4,6 bilhões até o final deste ano, com a possibilidade de alcançar US$ 19,4 bilhões até 2023. Portanto, a jornada do usuário, desde a pesquisa até a compra, tem cada vez mais se utilizado de recursos de voz. O uso das assistentes virtuais está sendo ampliado com a chegada de novas skills para ajudar as pessoas em tarefas cotidianas, como ensinar a fazer receitas de forma mais divertida e envolvente.

4 - Uso de vídeos 

Se em 2021 a utilização de vídeos em estratégias de marketing foi uma forte tendência, a inclusão de conteúdo audiovisual continua sendo um potencializador das taxas de conversão da sua campanha. 

Um indicador dessa tendência é o próprio Instagram, que passou por atualizações em quatro áreas, entre elas, a relevância do conteúdo em vídeo, considerando o crescimento de fortes concorrentes no mercado (TikTok, Youtube, etc). Com recomendações no feed, ou seja, mostrando ao usuário conteúdos que ele não segue, o aplicativo tem focado em topics (assuntos em tradução livre), com foco na imersão de vídeos produzidos especialmente para o mobile. 

Logo, se você ainda não adicionou o uso de vídeos em sua estratégia digital, é bom organizar-se para isso. 

5 - Relacionamento via BOTS

Os bots são aplicações autônomas que rodam na Internet enquanto desempenham algum tipo de tarefa pré-determinada. Eles estão cada vez mais "inteligentes", com um grande repertório, tentando evitar a sensação de um contato robotizado. Essas ferramentas estão sendo aprimoradas para oferecer um serviço mais humanizado e personalizado para os clientes, sendo que essa já é uma tendência que tem movimentado o mercado. 

6 - USER GENERATED CONTENT (UGC)

O termo significa “Conteúdo Gerado pelo Usuário” e já é uma forte tendência no mercado digital. Segundo o Manifesto do Influencer Marketing, 82% das pessoas seguem recomendações de influenciadores digitais ao invés de personalidades e pessoas famosas. Ou seja, as pessoas são mais influenciadas pelos indivíduos dos quais se sentem mais próximas. Além disso, a participação ativa dos consumidores nos canais da marca pode trazer benefícios como um crescimento no engajamento em cerca de 30%. Outra questão é que os usuários curtem participar diretamente das estratégias da marca, através de ações específicas, voltadas para o público consumidor. 

Nesse sentido, outra tendência que está despontando é a dos ‘Influenciadores Internos’, prática na qual o funcionário vira uma espécie de influenciador digital da própria marca, atraindo mais a atenção e despertando a curiosidade do público.

7 - Social Selling e Marketing Interativo

O social selling, ou venda social, é um mecanismo de criação de relacionamentos e vendas por meio das redes sociais. LinkedIn, Twitter, Facebook e Instagram são plataformas que já contam com espaços específicos para vendas online, como: Instagram Shopping, Facebook Marketplace, entre outras, que podem ser integradas a estratégias de social selling. O serviço foi popularizado com a chegada da pandemia.

8 - Marketing de conteúdo

Ainda se mostra mais relevante do que nunca dentro das ações de marketing digital. As organizações estão investindo pesado na produção de conteúdos e nos canais de distribuição. Tal estratégia permite que as comunicações com o público-alvo sejam mais diretas e certeiras. 

Através de um marketing de conteúdo estratégico, as oportunidades de negócio surgem com muito mais frequência, além de garantir a relevância da marca. A tendência também foi potencializada com a pandemia da Covid-19, quando as pessoas passaram a consumir muito além de produtos e serviços, na internet.


Conclusão


Com o passar dos anos, novidades surgem e tendências já existentes se aprimoram e se fortalecem - ou somem de vez. Neste cenário, não só os profissionais do marketing digital precisam estar atentos às mudanças no percurso, como os empresários também precisam estar ligados no que pode agregar valor à sua marca.

Há muito o que ser explorado, mas nem todos os serviços disponíveis no mercado podem ou devem se encaixar às necessidades do seu negócio. Por isso, contar com um time qualificado para te auxiliar nas melhores decisões para a sua estratégia digital fará com que o seu investimento seja assertivo.

Quer saber como essas tendências podem contribuir com o crescimento do seu negócio na internet? Fale conosco, podemos te ajudar!

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