6 tendências de conteúdo visual para marketing digital em 2022
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6 tendências de conteúdo visual para marketing digital em 2022

“Uma imagem vale mais que mil palavras.” Pois é, e o marketing visual está aí para nos provar esse ditado popular.

A estratégia é qualquer comunicação criada a partir de elementos visuais como fotos, vídeos, imagens, banners, símbolos, entre outros. Elas são utilizadas para se comunicar com o público e promover uma marca. 

O conteúdo visual é o cartão de visita para o consumidor, sendo considerado o mais eficiente para transmitir uma mensagem. Por isso é uma ferramenta de grande importância para construir o branding. 

O marketing visual é poderoso para as estratégias de marketing digital, visto que os conteúdos visuais são muito importantes na hora de informar. Uma pesquisa mostrou que quando uma pessoa ouve uma informação, ela retém apenas 10% do que lhe foi dito três dias depois. Mas quando a mesma informação é combinada com um visual, sua retenção aumenta para 65%.


Tendências


A chave para ter sucesso com o marketing visual é entender suas tendências e quais são os melhores e principais recursos, que melhor se adequam ao formato do seu negócio. No ano de 2021, alguns recursos que tiveram bastante sucesso foram: vídeos curtos, posts informativos e design mais dinâmico. Quer saber quais tendências podem continuar e o que se espera para 2022? Continue a leitura que vamos te explicar! 


1. Transmissão ao vivo


A tendência que iniciou em em 2020 promete continuar na moda. Os usuários das redes sociais gostam desse formato de bate papo sem filtro, é uma maneira de aproximar o público, levar informações, fazer conteúdo e construir parcerias. 

Uma tática que ficou bastante famosa em 2021 foi “live shop”, que tem o objetivo de vender produtos com descontos pela transmissão ao vivo do Instagram. Se você quer que sua empresa tenha mais engajamento, aposte nessa tendência. Seja como live shop, trazendo convidados, produzindo eventos ou outro tipo de conteúdo. 


2. Fotos reais espontâneas


O público não se interessa mais por fotos impecáveis ou totalmente montadas. As imagens reais também são um exemplo de aproximar o público. As pessoas gostam da essência das imagens espontâneas, mesmo que seja dando um sorriso ou no cotidiano. Essas fotos representam a vida real e podem ser atraentes.


3. Minimalismo


O minimalismo não é novo, mas tem tudo para continuar em 2022. Em 2021 explodiu de grandes marcas adotando uma identidade visual minimalista. Simples e informativo, o minimalismo tem o objetivo de promover a calma e o bem estar. Em 2022 procure uma agência com profissionais qualificados que saibam se sua marca casa bem com o minimalismo. 


4. Vídeos curtos 


Os vídeos informativos com o tempo curto é uma tendência principalmente do Instagram. A rede social permite produzir vídeos curtos que se comunicam muito bem com os usuários. Se você ainda não adotou esse estilo no perfil da sua empresa, é hora de repensar sobre isso, não é? 


5. ‘Como fazer’ 


Com certeza você já viu o estilo de conteúdo visual ‘como fazer’. Basicamente, é um post (carrossel) ou vídeo que tem um conteúdo educacional e explicando como fazer algo. Esse estilo de post vem bombando nas redes sociais porque informa e atrai os usuários. 


6. Conteúdo visual gamificado


O conteúdo visual gamificado é basicamente fazer o uso de gráficos e textos para desafiar o seu público a fazer uma ação. Pode ser por meio de quiz, bingo ou template. Esses modelos visuais gamificados usam um estilo de texto regado a humor para inspirar os usuários a curtir, comentar e compartilhar o conteúdo com demais pessoas.  

Essa tendência pode ser utilizada para expandir o alcance orgânico do seu perfil. Os usuários gostam de experiências e do sentimento de pertencimento, usar o conteúdo visual gamificado é uma ótima escolha para isso. 


Conclusão


Você já deve ter reconhecido uma marca em uma publicidade ou produto, a partir das cores ou símbolos utilizados na embalagem, identidade ou até logotipo. Dessa forma, para uma marca ser forte ela precisa ter uma estratégia de marketing visual bem definida. 

O consumidor moderno procura uma empresa que também acompanhe as tendências do mercado e, assim, ofereça sempre o melhor. Não tenha medo de arriscar, embarque nas tendências e teste novos conceitos visuais para o perfil da sua empresa. 

Se você tem dúvida de como fazer isso, procure uma agência que ofereça produção de conteúdo visual com maestria. A Borda Comunicação pode fazer a diferença na performance da sua marca online. Entre em contato conosco e saiba mais!

Esse conteúdo te ajudou de alguma forma? Complemente a leitura com Tendências do marketing digital que vão bombar em 2022. 

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