B O R D A

Carregando...

10 tipos de e-mails marketing para incluir na sua empresa

Você já deve ter se perguntado: mas, afinal, as pessoas ainda lêem e-mail? A resposta é SIM, e tudo depende da maneira como você chega até o público que precisa ler a sua mensagem. 

O E-mail Marketing é uma estratégia de Marketing Digital muito conhecida. Se refere ao disparo de e-mails para uma lista de contatos com o objetivo de estabelecer uma comunicação e manter o relacionamento com o cliente, gerando resultados nas vendas. Existem diversos tipos de e-mail estratégico que são enviados de acordo com o estágio de cada pessoa no funil de vendas e, no processo, normalmente é utilizada alguma ferramenta de automação para esses envios. 

Inicialmente, os e-mails enviados pelas empresas eram muito genéricos e conhecidos como spam. Eles possuíam mensagens insistentes e sem nenhum tipo de relevância, o que incomodava os usuários. 

Após essa reputação, as empresas lançaram um movimento para qualificar as abordagens de e-mail marketing. Hoje em dia é preciso solicitar a autorização para esses envios, assim como também foram adotadas novas práticas, as mensagens são relevantes e personalizadas, como as que vamos mostrar a seguir. 


Funciona? 


Segundo estatísticas da Convince and Convert, esse canal tende a aumentar em 138% as vendas. Mesmo que as redes sociais tenham ganhado um grande espaço nos últimos tempos, o e-mail ainda é uma grande estratégia forte. 

Por exemplo, para um post de uma rede social chegar a uma grande quantidade de seguidores, é preciso manter a boa frequência de postagens. Mesmo que seja possível os usuários serem notificados a cada publicação de um perfil, essa ação é voluntária. Já no e-mail, se você selecionar 150 pessoas para enviar um e-mail, todas vão ser notificadas e receberão o conteúdo na caixa de entrada.


Qual e-mail usar? 


Para cada situação, há um tipo de e-mail marketing que cabe perfeitamente. Pensando no melhor para a sua empresa, nós separamos 10 e-mails para usar na sua estratégia. Confira:


 1- Newsletter


Esse pode ser o tipo mais conhecido, possui um formato informativo e é bastante utilizado em todos os tipos de campanhas. Os conteúdos podem ser: 


  • Dicas;
  • Artigos; 
  • Notícias; 
  • Promoções; 
  • Novidades e outros. 


As newsletters são bastante queridinhas porque os envios podem ser feitos para as pessoas que estão em todos os estágios do funil de vendas. Mas atente-se, não recomendamos realizar algum tipo de estratégia sem antes consultar um especialista.


2- E-mail sazonal


As datas comemorativas são ótimas para enviar mensagens diferenciadas. O e-mail sazonal refere-se às datas especiais do ano. Como por exemplo, Natal, Dia dos Namorados, Ano Novo, Black Friday e muitas outras, que dependem do nicho da sua empresa. 

Esse tipo de conteúdo é ótimo para além de fortalecer o relacionamento com o cliente, também é uma estratégia para aumentar as vendas. Invista em textos e conteúdos visuais chamativos e que possam convencer o seu público. 


3- E-mail de boas-vindas


É a oportunidade perfeita para começar a criar uma boa relação com o lead. A primeira mensagem que sua empresa envia, inicie uma comunicação e apresente seu negócio da maneira mais agradável que encontrar, pode ser com cupons de primeira compra, produtos relevantes e outros. 


4- lifecycle e-mail


É o tipo que respeita os estágios do ciclo de vendas e pensa no envio de mensagens características para cada etapa do funil. São realizadas estratégias detalhadas para cada um que está em determinada fase, os e-mail vão ter um foco diferente. Cada etapa pode ser divididos assim: 


  • Lead; 
  • Oportunidade;
  • Cliente que compra ativamente;
  • Ex cliente; 
  • Cliente que já fez a compra. 


5- E-mail transacional


É o e-mail que é realizado após alguma ação específica do consumidor, como a realização de uma compra. Após o cliente realizar uma compra, a mensagem de confirmação de compra chega logo em seguida, isso é conhecido como e-mail transacional. Também pode ser nomeado assim quando a empresa envia ofertas similares ao produto já comprado anteriormente. Essa estratégia é bastante utilizada e tem grande êxito. 


6- E-mail de Nutrição 


A nutrição consiste em levar o lead a realizar uma compra. Esse é o principal para fazer com que uma pessoa avance no funil de vendas. Para isso é realizada uma série de e-mails que possuem conteúdos direcionados para cada público. Para não cometer nenhum erro, conte com a ajuda de um profissional para saber como nutrir adequadamente seu público.


7- Inatividade 


Esse tipo é destinado quando um lead passa muito tempo sem interagir com a sua marca. Também pode ser chamado de e-mail de saudades. Ele é disparado para um grupo específico que sua empresa quer reconquistar. Normalmente é utilizado um tipo de texto que questiona se a pessoa ainda tem interesse na compra, seja adicionando ofertas ou cupons. 


8- Aniversário


Mandar uma mensagem especial de aniversário para o cliente ganha o coração, não é? É uma oportunidade de aproximação e faz o consumidor se sentir espacial. Pode ser de aniversário da pessoa ou aniversário de primeira compra ou cadastro. Normalmente são textos e imagens visuais temáticas e podem vir acompanhadas de ofertas especiais.  


9 - Pesquisa ou feedback


E-mails com pesquisas de satisfação e feedback são muito importantes para entender como o público enxerga a sua empresa. A partir dali será possível enxergar se os produtos e serviços estão sendo bem recebidos, ou a comunicação está sendo bem feita, entre outros. Boas estratégias saem das respostas desse tipo de e-mail. 


10- Teste grátis


Oferecer teste grátis por um determinado tempo é um bom método para atrair novos clientes para o seu negócio. Com isso é possível dar experiências novas para as pessoas, mostrando que sua empresa transmite confiança e quer o melhor para quem tem acesso. Um bom exemplo disso é o Spotify, sempre dá a chance dos ouvintes que não conhecem a empresa realizarem teste grátis.  


Conclusão 


O email marketing é um dos mais poderosos meios de construir e desenvolver uma audiência engajada com seu negócio ou marca. Afinal, ele permite contato direto e a longo prazo com seus prospects, leads e clientes. Logo, você pode trabalhar em qualquer etapa do funil e ter resultados sem muita complexidade.

Apesar do preconceito, o email é a atividade mais comum dentro da internet. E esse potencial deve ser explorado ao máximo.

Quando você cria sua própria base de contatos ao longo do tempo, você tem a possibilidade de interagir com um número alto de pessoas com um custo muito baixo. Logo, esse alcance não deve ser ignorado nas suas estratégias de marketing.

Quer saber mais? Fale conosco, podemos te ajudar nessa e muitas outras estratégias digitais.


Compartilhar:

Precisando de ajuda no digital?

SOLICITAR ORÇAMENTO INICIE UMA CONVERSA

Soluções em Destaque

Eficiência para a sua urgência de resultados.

Criação de Sites

Tenha um site exclusivo, responsivo e profissional. Posicione sua marca na internet.

Saiba Mais

Landing Page

Impulsione o poder de conversão da sua marca com uma poderosa página de captura.

Saiba Mais

Produção de Conteúdo

Seja referência na sua área de atuação. Atraia visitantes e converta-os em clientes.

Saiba Mais

Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar, você aceita a nossa política de privacidade.