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3 Estratégias de “funil de vendas” que Anitta usou para o lançamento de “Girl From Rio” e que todo empresário deve aderir.

Uma coisa é certa: Anitta pode nos ensinar muito sobre marketing digital. Primeiro que ela é sua própria empresária, aprendendo (também nos sustos) quais estratégias funcionam melhor para o negócio. Sim, Anitta é um negócio, uma empresa, uma das maiores do país, inclusive. Aliás, já faz um tempo, o case Anitta vem sendo abordado como um exemplo de sucesso a ser seguido no marketing digital.


Então, independente do seu gosto musical, vamos falar de Anitta em um contexto voltado para o mundo dos negócios, certo? Entre várias ações dignas de troféus, está a do planejamento de divulgação do projeto “Girl From Rio”, faixa homônima do seu quarto álbum de estúdio, focado em ampliar a carreira internacional da artista, levando o Rio de Janeiro para o mundo.

A ideia principal é mostrar a pluralidade da cidade maravilhosa que, segundo Anitta, não se limita às belezas naturais e homens padronizados. Celebrando todos os corpos e etnias, Anitta se agarrou a um gancho em alta e digno de respeito: a representatividade.


Quando faltava pouco mais de um mês para o lançamento oficial, boa parte dos posts da cantora no Instagram foram fotos em preto e branco com mulheres trans, pretas, brancas, pardas, e com corpos nos mais diferentes formatos e medidas, defendendo, assim, a liberdade de cada um poder ser exatamente o que é, livre dos padrões de beleza.


As fotos, todo mundo amou. Curtiu, comentou, compartilhou. Com as legendas em inglês, uma frase foi quase que inerente a todas: “She Is a Girl From Rio.” Ficou aí o questionamento: o que essa "marketeira" de mão cheia quer agora?


1- Antecipação


Com esse conteúdo em fotos, Anitta desenvolveu de forma simples uma etapa fundamental do funil de vendas: a ANTECIPAÇÃO. Influenciando de forma eficaz, o time de marketing da cantora desenhou toda uma estratégia de preparação e expectativa para que os fãs, admiradores e visitantes das mídias sociais pudessem absorver a mensagem “vem coisa boa por aí.” Nessa etapa, o público é preparado para receber algum produto, aguarda, interage, e contribui diretamente para a repercussão da imagem que o projeto em si já mostrou querer passar, tornando a temática super relevante.


2- Engajamento


Em um segundo momento, Anitta oferece conteúdo de valor, gerando um engajamento surreal. Liberando um template com a capa do álbum, qualquer pessoa pode carregar uma foto própria e arrasar na frente do “busão”, mudando ainda o letreiro do transporte para a cidade onde nasceu. A partir daí, não deu outra: até os artistas entraram na brincadeira, compartilhando muito o projeto novo e quentinho da cantora. Chamamos essa etapa de engajamento, momento em que a empresa captura e envolve os leads, que entram na modinha, muitas vezes, só para não ficar de lado.


3- Storytelling


Também na campanha de divulgação de “Girl From Rio”, entre tantas outras estratégias, identificamos a Storytelling, quando se é transmitido, por meio de enredo elaborado e narrativa envolvente, o conteúdo que se quer passar. Sim, Anitta fez isso desde a primeira imagem em preto e branco da mulher carioca, mas foi postando fotos com a família na praia em um dia de verão, que ela deu um salto mais alto: “Esta é minha família. Eles também fazem parte do videoclipe "Girl From Rio”, disse em legenda toda em inglês. Que golaço, hein? “tudo começou quando eu estava no estúdio escrevendo a música. Eu estava checando as notícias online e vi um artigo dizendo que eu poderia ter outro irmão. Meu pai teve Felipe antes de se casar com minha mãe, mas ele não sabia disso. A mãe de Felipe viu meu pai na TV comigo e reconheceu que ele era seu pai.” A artista pop ainda apresentou um novo irmão!


Com histórias interligadas, que seguiram uma linha cronológica, etapas básicas do funil de vendas foram utilizadas, envolvendo o público de uma forma totalmente instigante e eficaz.

Não deu outra: “Have you watched it already?” Foi aí que vieram os teasers, chamadas, prévias do novo videoclipe…divulgação em peso dos vídeos que todo mundo não via a hora de assistir. Mas, lembrando, para gerar todo esse envolvimento do público, as estratégias básicas do funil foram muito bem trabalhadas.


Conclusão


Toda uma educação de mercado vem sendo aplicada pela equipe de marketing da cantora, o que gera novas possibilidades para o digital como um todo, além de abrir os olhos de muitos empresários de plantão. E nós, claro, seguimos atentos.


Gostou do conteúdo e quer aplicar o funil de vendas no seu negócio? Inicie uma conversa com um de nossos especialistas, será um prazer te ajudar!

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